O momento mais alto da actividade crítica e ensaística de Eduardo Lourenço encontra-se neste terceiro volume das suas Obras Completas.

Por iniciativa da embaixada de Portugal em Berlim, oito autores portugueses estiveram na Feira do Livro de Leipzig, que encerrou no domingo. Não faltaram leitores interessados em ouvi-los, mas convencer os editores alemães pode revelar-se bastante mais difícil.

Svetlana Alexievich torna a dar voz aos que não estavam destinados a ficar na História, assumindo-se como uma “historiadora” do que não deixa vestígios.

Júlio de Almeida foi e é do MPLA. Mas está desiludido. E vai daí agarrou-se à ficção para com as armas da literatura se entregar a um ajuste de contas com a realidade.

Um livro com humor, orgulho da mata e esperança, escrito por um homem cuja voz chegou a ser omnipresente em Angola – o comandante Juju. O antigo porta-voz das FAPLA, é hoje simplesmente Júlio de Almeida, integrante da geração da utopia que ficciona algum do seu desencanto sem cair na amargura.

South And West: From a Notebook recupera notas de uma viagem a Sul da escritora Joan Didion, em 1970, para tentar entender o que era a América. Mais de quatro décadas depois, no Sul continua a prevalecer preconceito, segregação, conservadorismo. O Sul resiste ao contágio da Costa Leste.

Os relatos de Em Viagem pela Europa de Leste são um testemunho imprescindível, não só para compreender a história do século XX, mas também para confirmar a genialidade de Márquez.

Os contos do mais recente vencedor do Prémio Camões, Raduan Nassar, acrescentados nesta edição de três textos inéditos.