Novo álbum de Madonna cai na net um mês antes do lançamento

A versão "super deluxe" de Rebel Heart, com edição marcada para 6 de Março, foi pirateada e chegou esta terça-feira à internet. Depois de em Dezembro Madonna ter sido obrigada a editar online seis canções do álbum para combater a pirataria.

Foto
A cantora actuará este Domingo nos Grammy, o mesmo dia em que revelará o vídeo de Living for love DR

Esta semana marcaria o arranque da promoção de Rebel Heart, o novo álbum de Madonna, com edição marcada para Março. E marcou, mas não da forma que Madonna esperava. Quarta-feira, a edição “super deluxe” do disco, com 25 canções, caiu na Internet, o que acontece depois de, em Dezembro, várias canções de Rebel Heart, em versão de maqueta, terem também sido pirateadas.

Nessa altura, a cantora de Like a Virgin manifestou-se primeiro “devastada” e “violada artisticamente”. Depois agiu, editando online seis canções e anunciando o início da pré-venda de Rebel Heart. Desta vez, não houve ainda reacção da cantora. Esta terça-feira, limitou-se a anunciar a sua actuação nos Brit Awards, dia 25 de Fevereiro.

O plano de promoção de Rebel Heart para esta semana incluía a apresentação no domingo do vídeo de Living for love, primeiro single do álbum. Nesse mesmo dia Madonna actuará na cerimónia de atribuição dos Grammy. Segundo o El País, havia também a promessa de, para além de Living for love, serem reveladas duas outras canções, Hold tight e Joan of Arc.

Curiosamente, o novo ataque pirata surge cerca de uma semana depois de, dia 21 de Janeiro, ter sido noticiada a prisão de um hacker israelita, alegadamente responsável por ter pirateado música por editar de vários artistas, incluindo Madonna.

Num comunicado então publicado no Facebook, a cantora agradeceu “profundamente ao FBI, aos investigadores da polícia israelita e a quaisquer outros” que tivessem contribuído para a prisão do hacker. “Estou profundamente grata aos meus fãs que nos forneceram informação pertinente e que continuam a fazê-lo no que diz respeito a ‘fugas’ da minha música. Como qualquer cidadão, tenho o direito à privacidade”, acrescentou. Toda a ajuda, porém, não foi suficiente. O novo álbum está acessível para quem recorrer ao download ilegal e especula-se que, neste momento, Madonna não terá outra alternativa que antecipar a sua edição, tal como fez Björk este Janeiro. Pelas mesmas razões, a islandesa antecipou em dois meses o lançamento de Vulnicura.

Rebel Heart surge na sequência de Hard Candy (2008) e MDNA (2012), dois álbuns que passaram pelo cenário musical sem grande impacto. Conta com Kanye West, Avicii ou Diplo como produtores e com colaborações de Nas, Chance The Rapper, Nicki Minaj ou do antigo pugilista Mike Tyson.

Sugerir correcção
Comentar