Kendrick Lamar lidera nomeações para os Grammys

O rapper Kendrick Lamar tem 11 nomeações, sendo seguido por Taylor Swift e The Weeknd, com sete. Os vencedores serão conhecidos em Fevereiro.

Foto

Não é propriamente uma surpresa. Nas últimas semanas, o álbum To Pimp a Butterfly do rapper americano Kendrick Lamar tem surgido a liderar algumas das mais credíveis listas já conhecidas dos Melhores Álbuns do Ano de 2015, não espantando que também lidere as nomeações para os Grammys, sendo candidato à vitória em 11 categorias. A cantora americana Taylor Swift e o projecto canadiano The Weeknd aparecem logo a seguir, com sete nomeações.

No álbum lançado em Março, Kendrick Lamar dava passos seguros em frente, numa obra em que reivindicava a tradição cultural afro-americana, dissecando a sua vida e o mundo em redor. O ano passado o rapper americano esteve pela única vez em Portugal, actuando no festival Primavera Sound do Porto, tendo na altura falado com o PÚBLICO.

Na categoria mais relevante dos Grammys  — Álbum do ano — os candidatos, para além de Kendrick Lamar, Taylor Swift (com 1989) e The Weeknd (com Beauty Behind The Madness), são os Alabama Shakes (com Sound & Color) e Chris Stapleton (com Traveller). Taylor Swift, com Blank space, e Kendrick Lamar, com Alright, são também candidatos para ganhar em Canção do Ano, ao lado de outro possível canditado à vitória — Ed Sheeran, com Thinking out loud.

Em Gravação do Ano, destaque para Really love, de D'Angelo, que renasceu para a música nos últimos temposou Mark Ronson feat. Bruno Mars, com Uptown funk, que terão de defrontar Taylor Swift, The Weeknd e Ed Sheeran. O álbum Vulnicura, de Björk, Currents, dos Tame Impala, Star Wars, dos Wilco, The Waterfall, dos My Morning Jacket, e Sound and Colour, dos Alabama Shakes, estão entre os possíveis vencedores para Melhor Álbum Alternativo.

Na música de dança, os nomeados são In Colour, de Jamie xx, Caracal, dos Disclosure, Our Love, de Caribou, e Born In Echoes, dos Chemical Brothers. Na categoria de rapos pretendentes a levar o galardão para casa são To Pimp a Butterfly, de Kendrick Lamar, If You're Reading This, It's Too Late, de Drake, Compton, de Dr. Dre, The Pinkprint, de Nicki Minaj, e 2014 Forest Hill Drive, de J. Cole. Na categoria de Artista Revelação os nomeados são Courtney Barnett, James Bay, Sam Hunt, Tori Kelly e  Meghan Trainor. Os vencedores serão conhecidos a 15 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar