Carlos III anuncia novos títulos militares e data para a Trooping the Colour

Kate Middleton passa a ser coronel das Guardas Irlandesas e a rainha consorte, Camila, recebe o título de coronel dos Guardas Granadeiros.

Foto
Carlos III e o filho William Reuters/HANNAH MCKAY/arquivo

Há novidades na família real britânica. Carlos III anunciou os planos para o desfile militar anual Trooping the Colour, que se realizará a 17 de Junho, avança a BBC. O rei deu a conhecer, ainda, novos títulos entre a realeza. A princesa de Gales, Kate, passa a ser coronel das Guardas Irlandesas e a rainha consorte, Camila, fica com um título deixado vago pelo príncipe André — coronel dos Guardas Granadeiros.

A parada militar Trooping the Colour celebra o aniversário oficial do monarca britânico. O rei Carlos III e o príncipe William acompanharão, como é tradição, o cortejo a cavalo. Kate e Camila seguem em carruagens, como é também costume, ainda que tenham recebido novos títulos de cariz militar.

O cargo novo da rainha consorte, coronel dos Guardas Granadeiros, estava em aberto desde que o príncipe André perdeu as suas patentes militares e os patrocínios reais, em Janeiro deste ano, na sequência de ter sido acusado de abusos sexuais nos Estados Unidos. O caso ficaria resolvido por um acordo extrajudicial, mas o duque de York continua sem recuperar os deveres reais.

Foto
Camila e Kate na Trooping the Colour em 2017 Reuters/TOBY MELVILLE

Já o título de Kate Middleton, ligado à guarda irlandesa, pertencia ao marido, William. O príncipe de Gales também foi agraciado pelo pai como coronel das Guardas Galesas. Era o próprio Carlos a ter esse título, antes de subir ao trono, há três meses, depois da morte da rainha Isabel II, aos 96 anos, a 8 de Setembro.

A cerimónia festiva acontecerá poucas semanas da coroação de Carlos III, agendada para 6 de Maio na Abadia de Westminster, em Londres. A Trooping the Colour já faz parte da tradição dos Windsor há mais de 260 anos. Está previsto o desfile de mais de 1400 soldados com 200 cavalos e centenas de músicos, diz a BBC.

Depois da parada, os membros seniores da família real sobem à varanda do Palácio de Buckingham para apreciar a passagem da Força Aérea. Este ano, Isabel II ainda assistiu ao momento acompanhada dos filhos e netos, a celebrar o Jubileu de Platina, que assinalava os seus 70 anos no trono britânico.

Terá sido um dos últimos momentos em que a rainha esteve perante a multidão, quando já se conheciam os seus “problemas de mobilidade”, como sempre foram descritos pela casa real. Foi o então príncipe Carlos a passar revista às guardas em nome da mãe. Três meses depois seria proclamado o soberano do Reino Unido e de mais 14 nações, como a Austrália, o Canadá ou a Nova Zelândia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários