Isabel II, uma rainha que há 70 anos se divide entre a crença divina e a exigência humana

Há 70 anos que Isabel II suporta a coroa britânica. A menina que não nasceu para ser rainha detém, hoje, o recorde da quarta monarca com mais anos no poder (apenas mais quatro meses e chega ao segundo lugar). Mas a privilegiada posição nem sempre lhe trouxe alegrias.

Foto
Isabel II celebra 70 anos de reinado Reuters/DYLAN MARTINEZ

A larga maioria dos britânicos e dos habitantes dos países da Commonwealth não se lembra de ter tido outro Chefe de Estado. E muitos esquecer-se-ão que Isabel II, nascida Elizabeth Alexandra Mary, a 21 de Abril de 1926, nem era suposto ter subido ao trono, uma missão que acabaria por abraçar com uma devoção muitas vezes confundida com falta de confiança no seu primogénito, o príncipe herdeiro Carlos — teoria que ganhou força no meio dos escândalos que o envolveram na década de 1990, quando não apenas se divorciou como falou (quase) abertamente sobre isso, numa desastrosa entrevista televisiva.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários