Será a sustentabilidade apenas vegetariana?

Ao aderirem a conceitos vegetarianos (ou plant-based, como quer a expressão da moda), muitos restaurantes procuram aliviar os impactos dos seus menus sobre o planeta. Mas, afinal, os vegetais são apenas uma tendência gastronómica ou de facto representam uma mudança estrutural do sector da restauração?

nutricao,alimentacao,gastronomia,fugas,ambiente,dinamarca,
Fotogaleria
Um dos pratos do Arkhe, em Lisboa
nutricao,alimentacao,gastronomia,fugas,ambiente,dinamarca,
Fotogaleria
O Geranium, na Dinamarca, cortou a carne dos seus menus
nutricao,alimentacao,gastronomia,fugas,ambiente,dinamarca,
Fotogaleria
Um dos pratos do Twins Garden

Sustentabilidade, de repente, tornou-se ao mesmo tempo palavra de ordem e cliché no vocabulário da cena actual da alta gastronomia. À medida que muitos restaurantes decidem tratar o incontornável tema a sério, repensando métodos e práticas que podem mitigar os danos ao planeta com acções efectivas (da reciclagem à compra de produtos locais), outros aproveitam-se da atenção ao tema para conseguirem um bocado mais de destaque nas páginas de jornais e nas redes sociais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar