Obama prepara visita histórica a Hiroxima

Presidente dos Estados Unidos vai ao Japão, em Maio, para a cimeira do G7.

Foto
Hiroshima depois da bomba AFP

A Casa Branca está a ponderar uma visita de Barack Obama a Hiroxima, a primeira de um Presidente dos Estados Unidos à cidade japonesa desde que esta que foi destruída pela bomba atómica em 1945, disse uma fonte oficial norte-americana à AFP.

O Presidente Obama deverá deslocar-se ao Japão no final do mês de Maio para a cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países do G7, que se realiza a 26 e 27 de Maio.

O programa preciso da viagem ainda não foi definido, mas uma visita a Hiroxima não está excluída, disse a fonte que falou na Argentina, onde Obama está em visita oficial.

A decisão sobre a visita será tomada após uma reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo, que terá lugar a 10 e 11 de Abril em Hiroxima.

Em 2008, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, tornou-se a mais alta responsável americana a visitar a cidade arrasada na II Guerra Mundial pelos EUA. Na manhã de 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro do exército norte-americano lançou sobre a cidade uma bomba atómica, matando 140 mil pessoas. A cidade portuária de Nagasáqui foi atingida três dias mais tarde por uma bomba de plutónio. Morreram perto de 74 mil pessoas.

O porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, absteve-se de comentar esta possível visita de Obama. “O Governo sempre pediu aos líderes mundiais para visitarem Hiroxima e Nagasáqui, de forma a constarem por si próprios a realidade dos bombardeamentos atómicos. Acreditamos que estas visitas são importantes para encorajar iniciativas para um mundo livre de armas atómicas”.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários