Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Activista e dirigente associativo
Aparentemente, embora não percorram as ruas a pé, entre os responsáveis autárquicos há alguém que percorre o Facebook.
Um projecto assim não consegue sobreviver se alguém dos serviços de higiene urbana passar pelo local todos os dias e levar todos os livros para o lixo...
Para Philippe Aghion e Alexandra Roulet, a inovação é a resposta aos desafios que se apresentam hoje à realidade francesa. Mas a verdade é que praticamente todos os pontos, comparações e propostas são aplicáveis - com adaptações - à nossa própria realidade nacional.
É preciso mudar radicalmente a forma como se faz política local em Portugal.
Se uma grande parte da população se abstém, estamos perante um problema de legitimação do regime democrático.
Desafio esta e todas as assembleias municipais deste país a publicarem as presenças, entradas e saídas dos seus eleitos, assim como a quantia de senhas pagas aos nossos representantes, em prol da transparência e do escrutínio cidadão ao trabalho político dos nossos eleitos.
A alternativa ao emprego não pode ser a rua e se é assim tão fácil (basta um par de semanas) cair nesta condição extrema é porque existem graves carências organizacionais que urge colmatar.
A questão que vale milhões é a de saber como desenhar e implementar um processo de regresso à participação política de milhões de demo-excluídos. Eis dez possíveis respostas para aumentar a participação eleitoral dos cidadãos.