Uma biblioteca livre em Lisboa: Livros não são lixo!

Um projecto assim não consegue sobreviver se alguém dos serviços de higiene urbana passar pelo local todos os dias e levar todos os livros para o lixo...

Recentemente realizei uma “experiência social” no Areeiro, em Lisboa. Existe aqui, há bastante tempo, uma “cabine de leitura” na Praça de Londres: o modelo é idêntico a outras experiências no estrangeiro mas é mais fechado: a cabine está muitas vezes encerrada porque depende de voluntários e isso reduz os horários em que, de facto, está aberta ao público. Após alguma investigação encontrei vários exemplos, noutros países, de bibliotecas abertas ou livres que funcionavam de uma forma mais flexível no Brasil, EUA, Reino Unido, Argentina, França ou Espanha. Era assim possível fazer mais e melhor e munido dessas experiências decidi começar algo semelhante em Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários