Litígios com reguladores e fisco dos EUA bloqueiam reembolso de lesados da FTX

Gestores de insolvência da FTX estão em litígio com reguladores e fisco dos EUA, com reclamações que ultrapassam 10 mil milhões de dólares. Sem chegar a acordo, não conseguem ressarcir lesados.

Foto
Sam Bankman-Fried, considerado culpado de sete crimes, vai conhecer a sentença nesta quinta-feira Reuters/Amanda Perobelli
Ouça este artigo
00:00
06:06

Os investidores que perderam dinheiro na FTX receberam, no final do ano passado, a notícia de que poderão vir a receber perto da totalidade daquilo que perderam aquando do colapso da plataforma de criptoactivos agora falida. Mas o processo esbarrou num impasse: apesar de a proposta de ressarcimento feita pelos gestores de insolvência da FTX prever a recuperação quase total para os credores que perderam dinheiro, falta a luz verde do tribunal a este plano, que só chegará depois de os gestores da insolvência chegarem a uma solução para os litígios em curso com reguladores e fisco dos Estados Unidos da América (EUA), que ultrapassam os 10 mil milhões de dólares (cerca de 9,22 mil milhões de euros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários