Putin aponta para ligação à Ucrânia de autores do atentado de Moscovo

Autoridades russas falam em plano de fuga dos membros dos Daesh para a Ucrânia, o que é considerado pouco verosímil. Morreram pelo menos 133 pessoas, um número que deverá ainda aumentar.

daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
MAXIM SHIPENKOV/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
MAXIM SHIPENKOV/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITEE/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITTEE/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITTEE/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
Sergei Vedyashkin/Moscow News Agency/REUTERS
Carro
Fotogaleria
Anton Vaganov/REUTERS
Desenho floral
Fotogaleria
Anton Vaganov/REUTERS
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
Maxim Shemetov/REUTERS
Prefeitura de Croco
Fotogaleria
RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITTEE/EPA
,Polônia
Fotogaleria
SERGEI ILNITSKY/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
MAXIM SHIPENKOV/EPA
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
Yulia Morozova/REUTERS
daesh,moscovo,mundo,terrorismo,vladimir-putin,russia,
Fotogaleria
Shamil Zhumatov/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
06:50

Leia também:

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez as primeiras declarações públicas sobre o atentado que causou pelo menos 133 mortos na sexta-feira na sala de concertos Crocus City Hall em Moscovo. “A Federação Russa vai identificar e punir todos os que prepararam o ataque terrorista”, garantiu.

Os autores do atentado, disse ainda Putin, “tentaram esconder-se e estavam a dirigir-se em direcção à Ucrânia, onde, de acordo com informação preliminar, o lado ucraniano tinha preparado uma janela para passarem a fronteira.”

O jornalista do Wall Street Journal Yaroslav Trofimov comentou esta afirmação de Putin lembrando que “a fronteira da Rússia com as partes da Ucrânia controladas pelo Governo é de longe das mais difíceis de passar, com campos minados de um lado e de outro, agentes do FSB [Serviço Federal de Segurança] à procura de infiltrados, drones e outros mecanismos de vigilância por todo o lado”, ou seja, “o pior sítio para fugitivos”, escreveu na rede social X.

O académico Timothy Snyder também questionava, na mesma rede, a razão por que, “entre os 20 mil quilómetros de fronteiras que a Rússia tem, [os fugitivos] iriam para o único local em que estão mais concentrados o Exército e as forças de segurança russos?” Além disso, Snyder diz que se for verdade, como Putin afirmou, que os suspeitos foram parados em Bryansk, isso indicaria mais uma outra direcção: a Bielorrússia.

Trofimov acrescentou que o embaixador da Bielorrússia em Moscovo foi inicialmente citado pelos media estatais russos dizendo que a Bielorrússia tinha ajudado os serviços de segurança da Rússia a impedir que os atacantes fugissem através da fronteira entre os dois países.

A ideia de que os quatro atacantes tentariam fugir para a Ucrânia “não é uma alegação muito convincente”, comentou também o jornalista da Economist Oliver Carroll, que faz a cobertura de questões russas. Ainda assim, Carroll notou que Putin não culpou, pelo menos ainda, directamente a Ucrânia.

O jornalista da revista alemã Der Spiegel Christian Esch também sublinha que Putin fez uma afirmação cuidadosa, não culpando ninguém pelo ataque em si, e, na altura em que se referiu à alegada fuga para a Ucrânia, disse que se tratava de uma informação “preliminar”. No entanto, Esch considerou um mau prenúncio que, tantas horas após uma reivindicação credível do Daesh, Putin não tenha referido o terrorismo jihadista.

Número de mortos deverá aumentar, diz governador

O governador da região de Moscovo, Andrei Vorobyov, avisou entretanto que o número de mortos deverá aumentar “significativamente”, e que socorristas deverão ter ainda pela frente “vários dias” de trabalho nos escombros do edifício, onde os atacantes provocaram um incêndio, além de terem atingido muitas pessoas a tiro.

O número de mortos do ataque, reivindicado pelo Daesh através dos seus canais oficiais, era de 133, mas esta madrugada as equipas “entraram no local onde aconteceram as coisas mais terríveis”, declarou Andrei Vorobyov a jornalistas, segundo a emissora Al Jazeera.

No Telegram, Vorobyov já tinha avisado que os trabalhos no local iriam “continuar durante pelo menos mais alguns dias”.

Haverá ainda 121 pessoas hospitalizadas, com cerca de 60, incluindo crianças, em estado grave ou muito grave, segundo o diário britânico The Guardian.

Imagens das câmaras de vigilância mostram momentos do ataque, e algumas pessoas que sobreviveram contaram o que viram: “Eles estavam a andar e a disparar sobre toda a gente, de modo mecânico, em silêncio”, contou à BBC Anastasia Rodionova. Outro espectador contou que os atacantes “atiraram alguns cocktails Molotov, e começou tudo a arder”.

A Associated Press relatou como muitas pessoas levaram flores e ursos de peluche para o local do ataque, fazendo memoriais improvisados.

Algumas atreviam-se a fazer perguntas. “Há câmaras em todo o lado para ver que pessoas da oposição vão para uma manifestação, e também as param no metro”, declarou Ekaterina, sem dizer o apelido, à correspondente da agência em Moscovo. “Mas não há segurança básica num evento público.”

Como o incêndio do Reichstag?

Logo na noite de sexta-feira, Carroll escrevia que quem foi o responsável não é a questão central, mas sim como o acontecimento será usado, lembrando o incêndio do Reichstag, aproveitado pelos nazis de Hitler para culpar os comunistas e ganhar poderes de emergência.

As indicações de que a Rússia estava a seguir esta via somaram-se ainda antes da declaração de Putin. “Todos os quatro terroristas” foram presos enquanto iam a caminho da fronteira com a Ucrânia, segundo o FSB, acrescentando que tinham contactos no país, segundo a agência Reuters.

“Agora sabemos em que país estes bandidos malditos planeavam esconder-se – na Ucrânia”, declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Maria Zakharova, no Telegram, citada pela agência britânica.

O deputado Andrei Kartapolov disse que em caso de envolvimento ucraniano a Rússia deveria responder de modo “claro e concreto”.

Também no X, Aaron Y. Zelin, especialista em grupos jihadistas sunitas do Washington Institute for Near East Policy, comenta que “será interessante ver se a Rússia irá ter uma abordagem de conspiração total ou meia conspiração”, fazendo uma comparação com o que fez o Irão após o atentado suicida que atingiu uma cerimónia que assinalava o aniversário da morte do general Qassem Soleimani.

“Originalmente, Teerão alegou que Israel estava por detrás do ataque, mas, nos dias seguintes, revelou que os indivíduos/rede que detiveram eram do ISKP [Daesh-K] e estavam ligados ao Afeganistão.”

A Ucrânia negou de modo veemente ter tido qualquer envolvimento no ataque, e a Rússia já foi antes palco de atentados terroristas do Daesh – contra quem lutou quando se envolveu na guerra civil na Síria em apoio ao Presidente Bashar al-Assad em 2015.

E um aviso anterior dos Estados Unidos para potenciais ataques de extremistas em Moscovo apontava também para um ataque islamista. Há poucos dias, o próprio Putin falou deste aviso considerando-o uma “provocação”: “Tudo isto parece uma chantagem e a intenção de intimidar e desestabilizar a nossa sociedade”, declarou então.

A agência RIA Novosti citou este sábado uma fonte de segurança dizendo que o aviso dos EUA sobre potenciais ataques “não tinha nada de específico”.

Os EUA dizem que o grupo responsável pelo ataque foi o Daesh-Khorasan, ou Daesh-K, um ramo do autoproclamado Estado Islâmico criado por combatentes paquistaneses que, meses depois do anúncio da criação do “califado” dominado pelo Daesh na Síria e Iraque em 2014, saíram para o Afeganistão.

O Daesh-K já fora considerado pelo especialista em terrorismo islamista Peter R. Neumann como provavelmente o único ramo do Daesh “que teria actualmente capacidade para levar a cabo um ataque grande e coordenado no Ocidente”.

Em Dezembro de 2023, foram detidos quatro membros do grupo na Áustria, acusados de planear ataques junto a igrejas na altura do Natal, com avisos também na Alemanha, onde foi evacuada a Catedral de Colónia.

O especialista em comunicação do Daesh Pawel Wokjcik afirmou, citado pelo diário britânico The Guardian, que o Daesh-K tinha adoptado recentemente “de modo forte uma narrativa anti-Rússia na sua produção propagandística”.

Sugerir correcção
Ler 80 comentários