Regresso ao passado em São Bento, 2010-2011

A austeridade não começou só com a troika. Já que o PS tanto gosta de reviver o passado para assustar eleitores, vale a pena dar uma revisão nas políticas implementadas por Sócrates.

Ouça este artigo
00:00
06:36

Foi em 6 de abril de 2011. O primeiro-ministro ia anunciar ao país que pediria um resgate financeiro internacional. A decisão não tinha sido pacífica. Sócrates queria guardá-la para depois das eleições (é a opinião do seu ministro das Finanças), ou com outro governo (e assim culpando o senhor que se seguisse) ou com o seu, sem ter perdido votos com esta assunção do próprio descontrolo orçamental. Mas Teixeira dos Santos traiu o primeiro-ministro, num assomo de consciência final para salvar o país (depois de ser coautor do mencionado descontrolo). Sócrates não pôde mais fugir.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 92 comentários