Margem financeira da banca cresce quatro vezes mais rápido do que caiu na última crise

A margem financeira conjunta dos cinco maiores bancos privados aumentou 56% em 2023. Em 2012, quando os juros caíram de forma mais acentuada, este indicador recuava em torno de 14%.

Foto
A subida dos juros tornou o crédito num negócio mais rentável para os bancos Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
08:04

Os principais bancos privados já apresentaram as contas de 2023 e os resultados são, como esperado, de crescimento expressivo. Num ano em que a subida das taxas de juro levou a um encarecimento do crédito, que não foi acompanhado na mesma dimensão pela remuneração dos depósitos, os bancos viram as receitas obtidas por via dos juros a disparar e a suportar um resultado líquido que, no seu conjunto, foi superior a três mil milhões de euros, um aumento anual de 80%. Perante críticas de "lucros excessivos", os banqueiros têm defendido que, quando os juros estavam em queda, a margem financeira também foi penalizada. O argumento é verdadeiro, mas conta apenas uma parte da história: durante a última crise financeira, quando as taxas de juro iniciaram uma trajectória de queda, que só viria a terminar em 2022 e depois de anos em terreno negativo, a margem financeira destes bancos caía a um ritmo significativamente mais lento do que o crescimento que acontece agora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários