Brad Pitt, o menino bonito de Hollywood que se reinventou, faz 60 anos

O actor provou ser camaleónico o suficiente para que Hollywood o levasse a sério. E a vida pessoal provou que também pode ser vilão.

fotogaleria,celebridades,impar,brad-pitt,hollywood,cinema,
Fotogaleria
Com Era Uma Vez... em Hollywood (2019), Brad Pitt ganhou o Óscar de melhor actor secundário DR
fotogaleria,celebridades,impar,brad-pitt,hollywood,cinema,
Fotogaleria
Brad Pitt em Thelma & Louise (1991) dr
fotogaleria,celebridades,impar,brad-pitt,hollywood,cinema,
Fotogaleria
Brad Pitt em Duas Vidas e O Rio (1992) dr
fotogaleria,celebridades,impar,brad-pitt,hollywood,cinema,
Fotogaleria
Brad Pitt em Kalifornia (1993) dr
,Vampiro
Fotogaleria
Brad Pitt em Entrevista Com o Vampiro (1994) dr
,Tristan Ludlow
Fotogaleria
Brad Pitt em Lendas de Paixão (1994) dr
,James Cole
Fotogaleria
Brad Pitt em 12 Macacos (1995) dr
,Preto
Fotogaleria
Brad Pitt em Se7en - Sete Pecados Mortais (1995) dr
,Brad Pitt
Fotogaleria
Brad Pitt em Sete Anos no Tibete (1997) dr
,Sargento Tom
Fotogaleria
Brad Pitt em Perigo Íntimo (1997) dr
,Susan Parrish
Fotogaleria
Brad Pitt em Conhece Joe Black? (1998) dr
,Cabine de penhasco
Fotogaleria
Brad Pitt em Fight Club - Clube de Combate (1999) dr
,Os Treze do Oceano
Fotogaleria
Brad Pitt em Ocean’s Eleven (2001), um sucesso de bilheteira, que deu origem a Ocean's Twelve (2004) e Ocean's Thirteen (2007) dr
,Brad Pitt
Fotogaleria
Brad Pitt em Tróia (2004) dr
,João Smith
Fotogaleria
Brad Pitt em Mr. & Mrs. Smith (2005) dr
,Babel
Fotogaleria
Brad Pitt em Babel (2006) dr
,filmes de Velho Oeste
Fotogaleria
Brad Pitt em O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford (2007) dr
,O Curioso Caso de Benjamin Button
Fotogaleria
Brad Pitt em O Estranho Caso de Benjamin Button (2008) dr
,Queime depois de ler: um roteiro
Fotogaleria
Brad Pitt em Destruir Depois de Ler (2008) dr
,Tenente Aldo Raine
Fotogaleria
Brad Pitt em Sacanas Sem Lei (2009) dr
,Sr. O'Brien
Fotogaleria
Brad Pitt em A Árvore da Vida (2011) dr
,Moneyball: a arte de vencer um jogo injusto
Fotogaleria
Brad Pitt em Moneyball - Jogada de Risco (2011) dr
,Matando-os suavemente
Fotogaleria
Brad Pitt em Mata-os Suavemente (2012) dr
,Ator
Fotogaleria
Brad Pitt em 12 Anos Escravo (2013) dr
fotogaleria,celebridades,impar,brad-pitt,hollywood,cinema,
Fotogaleria
Brad Pitt em O Conselheiro (2013) dr
,Zumbi
Fotogaleria
Brad Pitt em WWZ: Guerra Mundial (2013) dr
,Wardaddy
Fotogaleria
Brad Pitt em Fúria (2014) dr
,Senhor.
Fotogaleria
Brad Pitt em Junto ao Mar (2015) dr
,Ben Rickert
Fotogaleria
Brad Pitt em A Queda de Wall Street (2015) dr
,Aliado
Fotogaleria
Brad Pitt em Aliados (2016) dr
,General Glen McMahon
Fotogaleria
Brad Pitt em Máquina de Guerra (2017) dr
,ficção científica
Fotogaleria
Brad Pitt em Ad Astra (2019) dr
,Manny Torres
Fotogaleria
Brad Pitt em Babylon (2022) dr
,Trem-bala
Fotogaleria
Brad Pitt em Bullet Train: Comboio Bala (2022) dr
,A cidade perdida
Fotogaleria
Brad Pitt em A Cidade Perdida (2022) dr
Ouça este artigo
00:00
05:57

Na galeria acima, alguns dos mais emblemáticos papéis de Brad Pitt

Foi o seu rosto desenhado, os olhos azuis profundos, os lábios carnudos e o corpo atlético que começaram por chamar a atenção, quando se juntou a Susan Sarandon e Geena Davis no road movie feminista Thelma & Louise (1991), quatro anos após a sua estreia, com uma aparição não creditada na comédia Uma Troca dos Diabos. E foi a sua imagem que voltou a dar cartas quando integrou o elenco de Duas Vidas e o Rio (1992) e Lendas de Paixão (1994).

Mas, quando alguns podiam julgar que o seu destino como actor seria resumido ao herói de filmes românticos, Pitt trocou-lhes as voltas, em 1993, ao aceitar vestir a pele de Early Grayce, um sociopata que faz par romântico com Juliette Lewis (Assassinos Natos, do ano seguinte) e que irá atormentar o casal David Duchovny e Kathy Larson em Kalifornia.

No ano seguinte, juntou-se a Tom Cruise em Entrevista Com o Vampiro, mas foi, em 1995, com 12 Macacos, em que interpreta o louco Jeffrey Goines, que lhe valeu um Globo de Ouro e uma nomeação nos Óscares, que definitivamente conquistou um lugar na lista dos actores preferidos de Hollywood.

Seguiram-se Se7en - Sete Pecados Mortais, em que veste a pele de um detective; Sete Anos no Tibete (1997), como o alpinista austríaco Heinrich Harrer; Perigo Íntimo (1997), no papel de um terrorista do IRA. Foi ainda a personificação da morte em Conhece Joe Black? (1998); uma perigosa alucinação em Fight Club - Clube de Combate (1999) e o primeiro dos 11 de Ocean's Eleven - Façam as Vossas Apostas (2001) – um sucesso de bilheteira, que deu origem a Ocean's Twelve (2004) e Ocean's Thirteen (2007).

Foto
Brad Pitt (à direita) e George Clooney no Festival de Cinema de Veneza a 27 de Agosto de 2008 REUTERS/Max Rossi/Arquivo

Pelo meio, foi o guerreiro grego Aquiles em Tróia (2004); o par romântico de Angelina Jolie em Mr. & Mrs. Smith (2005), que daria origem a um dos mais badalados casamentos (e divórcios); uma das vidas cruzadas de Babel (2006); e Jesse James, no western O Assassínio de Jesse James Pelo Cobarde Robert Ford (2007).

Em 2008, foi o pouco inteligente chantagista Chad na comédia Destruir Depois de Ler, dos irmãos Coen, e deu corpo ao O Estranho Caso de Benjamin Button (com mais uma nomeação para um Óscar). No ano seguinte, aliou-se a Quentin Tarantino para protagonizar Sacanas Sem Lei e, em 2011, foi um pai autoritário no drama A Árvore da Vida. Regressou à cerimónia dos Óscares com uma nomeação, em 2012, pela sua interpretação de Billy Beane no drama Moneyball - Jogada de Risco (2011), ao mesmo tempo que protagonizava Mata-os Suavemente (2012).

Em 2013, foi um antigo investigador contra a pandemia de zombies WWZ: Guerra Mundial; o abolicionista Bass em 12 Anos Escravo; e um vigarista em O Conselheiro. Em 2014, protagonizou Fúria e, em 2015, volta a cruzar-se com Jolie, no drama Junto ao Mar, sobre um casal que tenta reparar o seu casamento (curiosamente, os dois actores anunciariam a separação um ano depois), além de integrar a comédia negra A Queda de Wall Street, sobre a crise financeira de 2008.

O ano de 2019 terá sido o mais contraditório: por um lado, foi finalizado o divórcio de Angelina Jolie e o actor assumiu ser alcoólico; por outro, protagonizou Era Uma Vez... em Hollywood (2019), que, finalmente, lhe valeu o Óscar no ano seguinte.

De lá para cá, não descansou à sombra dos louros: foi um astronauta que procura no sistema solar o seu pai desaparecido (Tommy Lee Jones) em Ad Astra (2019), teve uma participação especial em A Cidade Perdida (2022), juntou-se ao realizador David Leitch para Bullet Train: Comboio Bala (2022) e a Margot Robbie em Babylon (2022).

Paralelamente, desenvolveu o gosto pela viticultura e tentou a sua sorte como artista plástico (e com sucesso).

Vilão na vida real?

Nascido a 18 de Dezembro de 1963, em Shawnee, Oklahoma, William Bradley Pitt cresceu no Missouri, onde frequentou a universidade até tentar a sua sorte como actor, mudando-se para a Califórnia.

Foto
Brad Pitt e Jennifer Aniston numa fotografia de arquivo de 19 de Setembro de 2004 REUTERS/Kimberly White/Arquivo

Foi em Los Angeles, em 1994, que conheceu a actriz Jennifer Aniston, que começava a dar vida a Rachel numa das sitcoms de maior sucesso, Friends (1994-2004). Foram os agentes de ambos que os apresentaram, provavelmente com a ideia de que seria bom para a carreira dos dois actores em início de carreira. Casaram-se em 2000, mas o fim da relação chegaria em 2005, o ano da estreia de Mr. & Mrs. Smith, onde conheceu Angelina Jolie.

Com Jolie, Pitt apenas se casaria vários anos depois de já terem uma vida comum. Em 2006, tiveram a filha Shiloh e Pitt perfilhou os dois filhos adoptivos de Jolie, Maddox e Zahara. A família cresceu em 2007, quando os dois adoptaram Pax, e em 2008, com os gémeos Knox e Vivienne.

Foto
Brad Pitt e Angelina Jolie com os filhos REUTERS/Toru Hanai/Arquivo

Casaram-se em 2014, mas apenas dois anos depois o conto de fadas ruía, com o pedido de divórcio da actriz. A partir daí, as acusações mútuas sucederam-se, tendo vindo a lume o comportamento abusivo do actor que terá estado na origem da decisão de Angelina Jolie de terminar o casamento. E, já em 2023, Pax, actualmente com 20 anos, escreveu no Instagram que o pai adoptivo é “um idiota de classe mundial”.

No texto, publicado no Dia no Pai, lia-se: “Provaste, vezes sem conta, que és uma pessoa terrível e desprezível. Não tens qualquer consideração ou empatia pelos teus quatro filhos mais novos que tremem de medo quando estão na tua presença. Nunca compreenderás os danos que causaste à minha família porque és incapaz de o fazer. Tornaste a vida das pessoas mais próximas de mim num inferno constante. Podes dizer a ti próprio e ao mundo o que quiseres, mas a verdade virá à tona um dia. Por isso, Feliz Dia do Pai, seu ser humano horrível.”

Sugerir correcção
Comentar