Um ataque aos silos nucleares dos Estados Unidos pode provocar 300 milhões de mortes

Estimativas agora publicadas olham para o pior cenário de um possível ataque às reservas nucleares norte-americanas. A radiação viajaria também para os países vizinhos.

estados-unidos,guerra-fria,eua,ciencia,russia,nuclear,
Fotogaleria
Formação de uma nuvem radioactiva em forma de cogumelo, num teste nuclear em 1954, nos Estados Unidos Departamento de Energia dos EUA
estados-unidos,guerra-fria,eua,ciencia,russia,nuclear,
Fotogaleria
O míssil LGM-30 Minuteman III é um dos que serão substituídos na modernização da frota nuclear Departamento da Defesa dos EUA
Ouça este artigo
00:00
07:59

À partida para este estudo, a pergunta inicial era simples: quantas pessoas podem estar em risco de morrer caso os armazéns de armas nucleares nos Estados Unidos sejam atacados? A resposta é mais complexa. Só a exposição grave à radiação libertada provocaria pelo menos um a dois milhões de mortes. No cenário mais dantesco, um ataque nuclear aos 450 silos nucleares norte-americanos pode pôr 300 milhões de vidas em risco – não só nos Estados Unidos, mas também nos vizinhos Canadá e México.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 41 comentários