Marcelo promulga aumento do salário mínimo para 820 euros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, demorou um dia a promulgar a decisão aprovada pelo Governo no Conselho de Ministros.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, no momento em que convocou eleições antecipadas para 10 de Março de 2024 Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
01:47

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou nesta sexta-feira o diploma que aumenta o salário mínimo nacional para os 820 euros a partir de Janeiro de 2024. A decisão foi tomada um dia depois de o Governo ter aprovado o aumento e num contexto de crise política.

“O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que aumenta o salário mínimo nacional”, lê-se na nota publicada na página electrónica da Presidência.

O diploma tinha sido aprovado no Conselho de Ministros desta quinta-feira – dois dias depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter apresentado a sua demissão – e aponta para um acréscimo de 60 euros mensais da remuneração mínima, que passará dos actuais 760 euros para os 820 euros.

Trata-se, sublinhou o Governo num comunicado, do “maior aumento da retribuição mínima mensal garantida alguma vez verificado, de 7,9%”.

Inicialmente, estava previsto que o salário mínimo aumentasse para os 810 euros no próximo ano. Mas no reforço do acordo de rendimentos assinado já este ano (sem a participação da CIP-Confederação Empresarial de Portugal e da CGTP) ficou prevista a subida para os 820 euros.

Este aumento do salário mínimo nacional e a actualização do referencial para os restantes salários (que deverão subir 5%, em vez dos 4,8% inicialmente acordados) levou o Governo a apresentar um conjunto de medidas destinadas às empresas, nomeadamente incentivos fiscais para os empregadores que cedam casas aos trabalhadores, a actualização das ajudas de custo, a redução das tributações autónomas ou a simplificação do benefício fiscal ao aumento dos salários.

Estas medidas estão previstas no Orçamento do Estado para 2024 e deverão ser aprovadas para entrarem em vigor a 1 de Janeiro do próximo ano, altura em que o novo valor do salário mínimo começa a aplicar-se.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários