A missão impossível do piloto que aterrou na AR durante o cerco de 1975

Luís Araújo tinha duas missões: dar comida aos deputados e resgatar Henrique de Barros. O presidente da Assembleia chegou a entrar no helicóptero, mas foi retirado à bruta.

Foto
Luís Araújo foi o piloto incumbido da dupla missão. A jornalista Isabel Nery é a autora do livro que revela os pormenores deste episódio dos dias de brasa do PREC Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
07:23

Nunca tivemos uma invasão do Capitólio como em Washington, nem parecida com a que aconteceu na sede dos três poderes em Brasília. O mais próximo disso foi o cerco à Assembleia da República pelos operários da construção civil, a 12 de Novembro de 1975, em que os deputados ficaram impedidos de sair do Parlamento e os operários entraram e passearam-se pelos corredores. A diferença com os acontecimentos em Washington e Brasília é que não houve violência dentro do Parlamento nem destruição do património.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários