Zona euro entra em recessão técnica no primeiro trimestre

PIB dos países da moeda única espelha comportamento da economia alemã.

Foto
PIB do euro acumulou dois trimestres consecutivos de contracção económica EPA/FRIEDEMANN VOGEL
Ouça este artigo
--:--
--:--

A zona euro entrou em recessão técnica depois de ter vivido dois trimestres consecutivos de contracção económica. Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat revelam que, depois de ter contraído 0,1% nos últimos três meses do ano passado, a economia da zona euro recuou novamente 0,1% nos primeiros três meses de 2023. Em termos homólogos, o crescimento foi de 1% no trimestre, um abrandamento relativo aos 1,8% do primeiro trimestre de 2022.

A evolução do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro não é surpreendente considerando que esse foi o mesmo movimento da principal economia da região: a alemã. Corrigindo a primeira estimativa de Abril, a autoridade estatística alemã, o Destatis anunciou no final de Maio que o PIB da Alemanha caiu 0,3% no primeiro trimestre de 2023, depois de ter fechado 2022 com uma contracção de 0,5%.

Não se trata de uma recessão profunda, mas é a prova de que os efeitos da guerra russa contra a Ucrânia, que fizeram disparar a inflação em 2022 (com destaque para os preços da energia e alimentação) e a consequente política de aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) pesaram no dia-a-dia das empresas e famílias e limitaram a actividade económica dos países da zona euro.

As previsões de Primavera da Comissão Europeia, divulgadas no mês passado, apontam, contudo, para um crescimento de 1,1% em 2023 na zona euro e de 1% no conjunto da União Europeia.

A direcção que será seguida pelo BCE nas próximas semanas poderá ditar de que forma avança ou recua a dinâmica económica europeia, seja pela redução da concessão de crédito, seja pela diminuição do rendimento disponível das famílias.

Depois de se ter sabido que a inflação no grupo dos 20 países da moeda única inverteu a tendência de descida e voltou a subir para 7% em Abril, o BCE anunciou a subida mais pequena das taxas de juro de referência, de 0,25 pontos percentuais, desde o ciclo de subidas iniciado em Julho.

Mas a instituição liderada por Christine Lagarde garantiu que não se trata do fim da luta contra a inflação, pelo que é certo que a subida dos custos de financiamento irá continuar nos próximos meses

Sugerir correcção
Ler 2 comentários