O fabuloso negócio da banca

Os bancos vivem o melhor dos mundos: ganham com as altas comissões, ganham com a subida dos juros e continuam a ganhar com a segunda taxa de juros para os depósitos mais baixa da zona euro.

Ouça este artigo
--:--
--:--

A banca nacional registou no primeiro trimestre resultados exuberantes e esse desempenho esconde uma dimensão irracional. Ter uma banca sólida, com liquidez e lucros para os seus accionistas seria uma excelente notícia se esses resultados não resultassem em grande parte do castigo aos depositantes portugueses, cujas poupanças são as segundas mais mal remuneradas da zona euro. O BCP ganhou em três meses 215 milhões, a Caixa 285, o Santander 180 e o Novo Banco 148 não apenas porque a economia está a crescer ou porque a sua gestão foi maravilhosa: esses números resultam de uma relação desequilibrada com os seus clientes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 66 comentários