Olá
Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Área de leitor
Fale connosco
Manuel Carvalho
Redactor principal
Nasci em Alijó, Alto Douro, em 1965, estudei na extinta Escola Normal do Porto, fui professor durante dois anos e fiz parte do grupo de estagiários que integraram a primeira redacção do PÚBLICO, no final de 1989. Durante quase uma década trabalhei na área da Economia, tendo recebido vários prémios de jornalismo desta área. Neste período fiz estágios e programas de formação em Portugal, Japão (International Studies and Training), Estados Unidos (German Marshall Fund) e Bélgica e escrevi, em autoria exclusiva ou em co-autoria, os meus primeiros livros sobre uma das minhas paixões pessoais: o Douro e a memória do vinho do Porto. Fui grande repórter do Diário Económico e regressei ao PÚBLICO em 1999. Aí, fui grande repórter, lancei a Fugas em parceria com o nosso ex-colega David Lopes Ramos e entrei na direcção do jornal em 2000. Entretanto, estudei Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e História na Faculdade de Letras, onde me licenciei. Continuei a escrever sobre vinho (a enofilia é endémica nos durienses), fiz as eleições do Brasil desde o primeiro triunfo de Lula, em 2002. Em 2013 saí da direcção do Público e, como Redactor Principal, estreei a “Memória Futura”, a minha coluna de opinião semanal. E continuei a escrever sobre tudo um pouco, principalmente nas áreas da economia associadas ao desenvolvimento regional, à indústria e à agricultura. Pelo meio, recebi o Prémio Gazeta de Imprensa, em 2014, por uma série de reportagens sobre a I Guerra Mundial em Moçambique que fiz na companhia do fotojornalista Manuel Roberto. Essas reportagens dariam mais tarde lugar à edição do livro “A Guerra que Portugal Quis Esquecer” (Ed. Porto Editora). Em Julho de 2018 assumi o desafio de dirigir a mais completa, diversificada e talentosa redacção do país: a do meu jornal de sempre.
-
Exclusivo Amazónia
Wilson de Andrade, um homem da Amazónia
Tem 91 anos e é a prova viva da história da Amazónia do último século. Ele fez de tudo, foi quase tudo, andou nas vagas de cada tempo. Lúcido, mas cansado, diz: “Sempre soube o que tinha de fazer”.
Manuel CarvalhoSanto António do Içá, Brasil -
Exclusivo REPORTAGEM - SÉRIE AMAZÓNIA: O COMBATE DECISIVO (III)
Os amazonenses pobres que sobrevivem na floresta rica
A floresta da Amazónia está intacta nas zonas distantes. É este idílio que se confronta com a ideia de progresso que troca a floresta pela soja ou pelo gado; ou com a riqueza fácil do garimpo ilegal.
Manuel CarvalhoSanto António do Içá, Brasil -
Exclusivo Reportagem - Série Amazónia: o combate decisivo (II)
Esperança, desencanto e violência no vale dos indígenas isolados
O vale do Javari esconde mais do que a maior concentração de povos não contactados do mundo. Há um ano, o mundo soube do Javari com o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips.
Manuel CarvalhoAtalaia do Norte, Brasil -
Exclusivo Série Amazónia: o combate decisivo
O combate crucial para o futuro do clima está em curso na Amazónia
Nas próximas dez semanas, o PÚBLICO dá-lhe conta das ameaças, mas também dos esforços e esperanças dos que, no terreno, nos levam a acreditar que é possível salvar a maior floresta tropical do mundo.
Manuel Carvalhoem Tabatinga -
i-podcast
-
-
-
-
-
Este autor não tem comentários.
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.