Banca está a renegociar menos de 1% dos créditos à habitação com taxa variável

Entre os quatro maiores bancos, há 11.600 créditos à habitação em processo de renegociação ou já renegociados, o equivalente a menos de 1% dos contratos com taxa variável existentes em Portugal.

Foto
Há 1,43 milhões de contratos de crédito à habitação em Portugal Nuno Ferreira Santos

A procura pela renegociação de créditos à habitação está a aumentar de forma notória, mas, para já, a banca garante que não há uma corrida aos balcões por parte dos clientes e que o baixo número de contratos alvo de renegociação são o reflexo disso mesmo. Entre os quatro maiores bancos a operar em Portugal, que respondem pela larga maioria da carteira de crédito à habitação total do sistema bancário nacional, só cerca de 11.600 créditos à habitação estão a ser renegociados (ou foram considerados elegíveis para tal) ou foram já alvo de renegociação, o equivalente a menos de 1% dos contratos de crédito à habitação com taxa variável existentes em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários