FTX foi uma “fraude” desde o dia um, nova gestão já recuperou mil milhões

Sam Bankman-Fried foi acusado de oito crimes. A FTX, agora presidida por John Ray III, continua o processo de recuperação de fundos e, para já, conseguiu segurar cerca de mil milhões de dólares.

Foto
Fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi acusado de oito crimes Reuters/FTX

Foi um dia recheado de novos episódios na saga da FTX. Nas últimas 24 horas, Sam Bankman-Fried foi detido, acusado de oito crimes pela Justiça norte-americana, acusado de fraude pelos reguladores dos mercados norte-americanos e descrito no Congresso dos Estados Unidos como um gestor pouco sofisticado que, pura e simplesmente, desviou dinheiro dos seus clientes, chegando mesmo a assinar concessões de crédito contraído por si próprio. Pelo meio, os investidores que saíram lesados do colapso da FTX ficaram a saber que a nova administração da empresa, actualmente em processo de insolvência, já recuperou cerca de mil milhões de dólares (cerca de 940 milhões de euros) em activos digitais, montante que será utilizado para ressarcir as perdas dos credores.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários