Cinco milhões de euros da Europa vão para dois projectos científicos em Coimbra

Equipas distinguidas são lideradas por Jorge Almeida e Paulo Oliveira. Trabalhos pertencem às áreas das neurociências e das ciências biomédicas.

Foto
Projectos distinguidos pertencem às áreas da neurociência cognitiva e das ciências biomédicas Miguel Manso

Duas equipas de investigadores da Universidade de Coimbra foram contempladas com um financiamento de cinco milhões de euros da União Europeia para projectos nas áreas da neurociência cognitiva e das ciências biomédicas.

As equipas de Jorge Almeida, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e director do Proaction Lab, e Paulo Oliveira, investigador e vice-presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular, recebem cerca de 2,5 milhões cada uma para desenvolverem as investigações.

“O financiamento vai permitir, ao longo de cinco anos, potenciar estas áreas de investigação na Universidade de Coimbra. Os projectos são financiados no âmbito das ERA Chair Actions, um mecanismo de financiamento da Comissão Europeia que apoia universidades e centros de investigação para que possam atrair e manter recursos humanos qualificados e, em simultâneo, potenciar a investigação de excelência nos seus domínios de actuação”, adiantou a Universidade de Coimbra em comunicado.

Foto
Jorge Almeida DR

Jorge Almeida vai coordenar a ERA Chair CogBooster, projecto que pretende “criar e sustentar um grupo de investigação extremamente forte na área da neurociência cognitiva, que deverá também apoiar a investigação aplicada feita actualmente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, enquadrando a inovação nela desenvolvida numa ciência fundamental forte”.

“A neurociência cognitiva é uma área de ciência básica (ou seja, não aplicada) que estuda como processos cognitivos, sociais e emocionais são implementados no cérebro”, explicou o docente e investigador. Citado na nota à imprensa, realçou que, “desde a última década do século passado, esta é uma das áreas mais centrais nos melhores departamentos e faculdades de psicologia da Europa e do mundo”.

“Pelo menos 40% das pessoas nestes departamentos dedicam-se à investigação e docência na área da neurociência cognitiva. A percentagem de docentes e comunidade de investigação afectos a esta área disciplinar nas faculdades de psicologia em Portugal situa-se, em média, nos 12%”, afirmou Jorge Almeida.

O projecto da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação vai ser liderado por Alfonso Caramazza, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que Jorge Almeida definiu como “um dos investigadores mais respeitados e citados” no campo da psicologia e ciência cognitiva, tendo publicado mais de 450 artigos e capítulos de livros.

Foto
Paulo Oliveira DR

Também o projecto EXCELScIOR, coordenado por Paulo Oliveira, foi financiado como ERA Chair Actions na Universidade de Coimbra. Na nota, Paulo Oliveira informou que esta investigação tem por objectivo “alavancar a excelência científica e o potencial de inovação da UC, começando pelas ciências biomédicas, através do desenvolvimento da área ciência da ciência”, também conhecida por metaciência ou meta-investigação.

“A meta-investigação é a área científica que estuda a própria ciência, procurando aumentar a qualidade da investigação científica, ao mesmo tempo que reduz o desperdício de recursos em trabalhos que não são válidos ou que não são reproduzíveis. O conceito traduz-se na optimização de elementos-chave do processo científico, como métodos, relatórios, divulgação e reprodutibilidade”, segundo o investigador.

O líder deste projecto é o norte-americano John Ioannidis, professor da Universidade de Stanford, “uma das autoridades máximas a nível mundial em meta-investigação, sendo um dos investigadores mais influentes e citados em todo o mundo”, salientou Paulo Oliveira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários