O Governador: o livro para “fazer justiça” ao Banco de Portugal que vai acabar em tribunal

Carlos Costa apresentou O Governador, onde conta a história dos seus mandatos à frente do BdP. Episódios de “intromissão política” marcam o livro, mas o propósito era destacar o papel do regulador.

Foto
O antigo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa , cumprimenta o antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no lançamento do livro O Governador MIGUEL A. LOPES/LUSA

A sala encheu e não havia cadeiras suficientes para sentar todas as pessoas que quiseram assistir à apresentação do livro cujo protagonista é o assunto “menos importante” de entre tudo o que nele é contado. Palavra do protagonista. Carlos Costa voltou a estar no centro da agenda mediática dois anos depois de ter terminado o segundo mandato como governador do Banco de Portugal (BdP), com o lançamento do livro O Governador, onde conta a história dos dez anos em que liderou o regulador da banca – e onde, sobretudo, partilha a sua perspectiva sobre uma actuação governamental que considera que chegou a assumir a forma de “intromissão do poder político” no exercício das suas funções, ao revelar vários episódios, até agora desconhecidos, que envolvem António Costa ou Mário Centeno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 25 comentários