Dentes de mamífero com 62 milhões de anos desvendam-nos como viveu

O Pantolambda bathmodon vivia a passos largos e morria ainda “jovem”. Foi isso que se conseguiu ver através de uma nova abordagem que usa os dentes dos fósseis deste mamífero como uma janela para o passado.

Representação artística do <i>Pantolambda bathmodon</i>
Fotogaleria
Representação artística do Pantolambda bathmodon H. Sharpe
animais,ciencia,paleontologia-,geologia,dinossauros,biologia,
Fotogaleria
Amostra analisada G. Funston
animais,ciencia,paleontologia-,geologia,dinossauros,biologia,
Fotogaleria
Local no Novo México onde foram encontrados os fósseis do mamífero GREGORY F FUNSTON
animais,ciencia,paleontologia-,geologia,dinossauros,biologia,
Fotogaleria
Durante a análise GREGORY F FUNSTON

É como se os dentes de um fóssil fossem as páginas do seu diário. Através de uma nova abordagem que usa pistas guardadas nos dentes, uma equipa de cientistas conseguiu recontar a história de vida do Pantolambda bathmodon, um mamífero que viveu há 62 milhões de anos. Se quisermos relatar em poucas palavras (quase telegraficamente) como viveria, poderia ser assim: nascia após sete meses de gestação, atingia a maturidade sexual com um ano e muitos indivíduos da sua espécie viveriam até aos quatro anos. Os mais velhos lá conseguiriam chegar aos 11 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar