Os terraços cor-de-rosa e brancos desapareceram quando o vulcão do Monte Tarawera entrou em erupção. Passados 131 anos, uma equipa de investigadores acredita ter encontrado a sua localização.

  • Os terraços cor-de-rosa e brancos desapareceram quando o vulcão do Monte Tarawera entrou em erupção. Passados 131 anos, uma equipa de investigadores acredita ter encontrado a sua localização.

  • Grupo de trabalho sugere ao Governo plano de fomento mineiro para avaliar os recursos e criação de cluster. A extracção de lítio como a que se faz em Portugal é mais cara, mas o país tem potencial no mercado mundial.

  • Fóssil com 125 milhões de anos de permitiu perceber que uma nova espécie de dinossauro já tinha um tipo de penas – tal como as aves – que era essencial para voar.

  • Paleontólogos de Portugal e Itália analisaram esqueleto de dinossauro descoberto em 1995 nos EUA e perceberam que se tratava de uma nova espécie. A grande família jurássica continua a aumentar.

  • É preciso recuar, pelo menos, 450 mil anos. A história envolve um lago que transborda e inundações catastróficas. As provas estão em vales e buracos gigantes escavados pela erosão no fundo do mar. Este é o “Brexit” 1.0, dizem os investigadores. Aquele em que ninguém votou.

  • Espécie que viveu há 70 milhões de anos estava munida de um sistema sensitivo no focinho.

  • Para manter os nossos estilos de vida actuais, precisamos hoje dos recursos de mais de uma Terra e meia. Estamos a deixar o planeta exaurido – e é isso que deixa bem claro o Relatório Planeta Vivo 2016, da organização ambientalista WWF. Um alerta que nunca é de mais lembrar, até porque a gigantesca pegada ecológica que estamos a deixar na Terra está a esmagá-la ao ponto de haver cientistas que propõem que, a partir de meados do século XX, começou mesmo uma nova época geológica, o Antropoceno