O Antropocénico foi rejeitado como nova época geológica. O que significa isto?

Perceber a recusa do Antropocénico como época geológica, pela comissão que formaliza as unidades do tempo geológico, implica perceber, antes de mais, como é que os geólogos dividem o tempo.

Foto
A massa dos nossos cães e gatos é igual à de todos os vertebrados selvagens que vivem nos continentes noaa
Ouça este artigo
00:00
10:17

Começa a ser impossível pegar num jornal ou ver um noticiário sem sermos confrontados com notícias que nos alertam para que o estado de equilíbrio em que aparentemente tínhamos vivido está a mudar. Os fenómenos climáticos extremos tornaram-se mais extremos e frequentes, a poluição está a aumentar, a temperatura da superfície da Terra está a subir, ou até que assistimos a uma extinção de muitas das espécies de seres vivos. A tomada de consciência de que muitas dessas transformações resultavam, directa ou indirectamente, da acção da nossa espécie (o Homo sapiens) levou à popularização, no início deste milénio, do conceito de Antropocénico (isto é, o tempo do Homem), que tem alimentado inúmeros livros, artigos e documentários. No entanto, a 4 de Março, a Subcomissão de Estratigrafia do Quaternário da Comissão Internacional de Estratigrafia (ICS) rejeitou a proposta de criação do Antropocénico como uma nova época geológica, na qual os seres humanos se tinham tornado um dos principais agentes modeladores da superfície do nosso planeta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários