Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Descoberta de um planeta com muito mais massa do que a Terra em órbita de uma estrela com muito menos massa do que o Sol surpreendeu os cientistas.
Fenómeno é denominado parélio (conhecido também como “falso Sol”) e consiste num ou mais pontos luminosos — semelhantes a sóis —, que ladeiam o Sol verdadeiro.
Mais de 700 mil nomes já foram enviados. Vão ser gravados num microchip e deixados no espaço, juntamente com um poema. Podes fazer a submissão até ao final do ano.
Sonda Lucy estava a sobrevoar o asteróide denominado “Dinkinesh” e averiguou que aquele pedaço de rocha espacial tinha um companheiro lunar.
Há duas enormes e misteriosas manchas no manto da Terra, a 3000 quilómetros de profundidade, e que agora uma equipa de cientistas acredita ser resultado de um embate de outro planeta contra a Terra.
A queda de um meteorito de um lado do planeta permitiu registar, pela primeira vez, ondas sísmicas a atravessar o núcleo de Marte - e com isso descobrir mais sobre o interior marciano.
O eclipse da Lua estará visível ao início da noite de sábado em Portugal Continental e nos Açores e na Madeira. Em Lisboa e Constância haverá telescópios a postos para quem quiser observar o fenómeno.
Sabíamos que a Lua era mentirosa, mas não a este ponto. E não fica por aqui o balde de água fria.
Há cem milhões de anos, a colisão de duas luas geladas terá originado os famosos anéis de Saturno. Cientista português no Reino Unido simulou esse choque para provar que este cenário é plausível.