Ondas gigantes, buracos na atmosfera de onde saem ventos ou partículas vindas de cometas e asteróides – são estes alguns dos segredos mais íntimos do Sol registados pela sonda que quer “tocar” na nossa estrela.
A maior parte da superfície do segundo maior satélite natural do nosso sistema solar é ocupada por planícies. Nas regiões polares, concentram-se mais de 650 lagos.
Missão prevista para 2020, em Israel, terá cientistas do Instituto Superior Técnico a desenvolver dispositivos robóticos.
O fenómeno durará cerca de cinco horas, mas não é visível a olho nu — deve ser visto através de um telescópio equipado com filtro objectivo solar adequado. O próximo trânsito de Mercúrio será em 2032.
A viagem espacial da Voyager 2 já dura há 42 anos. No ano passado, conseguiu chegar ao espaço interestelar e forneceu-nos dados sobre esta jornada por mundos pouco (ou nunca) navegados.
Cientistas vão propor à União Astronómica Internacional que o asteróide Hígia seja classificado como um planeta-anão.
Christina Koch e Jessica Meir trocaram baterias no exterior da Estação Espacial Internacional.
O interior de alguns exoplanetas tem uma geoquímica parecida com a do nosso planeta, segundo confirmação de equipa dos EUA.
Os fatos da “próxima geração” serão usados no programa Ártemis. O objectivo é levar os astronautas norte-americanos à Lua em 2024 e criar lá alicerces para um dia se chegar a Marte.
Email marketing por
Esqueceu-se da sua palavra-chave?
Não tem uma conta? Registe-se gratuitamente