Filmes de João Pedro Rodrigues e Joana Pimenta juntam-se ao festival de Nova Iorque

Fogo-Fátuo e Mato Seco em Chamas fazem parte da programação. Manoel de Oliveira e Pedro Costa também terão filmes em cartaz. A partir de 30 de Setembro.

Foto
Fogo Fátuo, de João Pedro Rodrigues DR

O Festival de Cinema de Nova Iorque vai contar com filmes de João Pedro Rodrigues e de Joana Pimenta (com Adirley Queirós), e vai exibir ainda obras de Pedro Costa e Manoel de Oliveira, segundo a programação anunciada.

O 60.º Festival de Cinema de Nova Iorque começa a 30 de Setembro e prolonga-se até 16 de Outubro, no Lincoln Center, exibindo três filmes de produção portuguesa que, semanas antes, estiveram no festival de Toronto, no Canadá.

São eles Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, Mato Seco em Chamas, de realizadora portuguesa Joana Pimenta e do brasileiro Adirley Queirós, co-produção entre Portugal e Brasil, e Pacifiction, do espanhol Albert Serra, outra co-produção portuguesa assegurada pela Rosa Filmes.

Todos eles têm já circulado por outros festivais internacionais e obtido alguns prémios.

Mato Seco em Chamas venceu o Grande Prémio do Cinema do Réel, em Paris, e o grande prémio e o galardão de melhor longa-metragem portuguesa no festival IndieLisboa.

Fogo-Fátuo foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Bruxelas e vai abrir, em Setembro, o festival Queer Lisboa.

Na 60.ª edição, o Festival de Nova Iorque vai olhar ainda para o cinema de Pedro Costa, exibindo uma versão restaurada de O Sangue, o primeiro filme do realizador, e vai recordar a obra de Manoel de Oliveira com O Dia do Desespero (1992), sobre os últimos dias de vida do escritor Camilo Castelo Branco.

Sugerir correcção
Comentar