Fogo-fátuo e Pacifiction selecionados para os Prémios Europeus de Cinema

Os filmes de João Pedro Rodrigues e Albert Serra estão seleccionados para a cerimónia da Academia Europeia de Cinema.

Foto
Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, é um dos 30 nomeados para os prémios da Academia Europeia de Cinema DR

Os filmes Fogo-fátuo, do português João Pedro Rodrigues, e Pacifiction, do catalão Albert Serra, co-produzido por Portugal, estão entre os seleccionados para os prémios da Academia Europeia de Cinema, que serão entregues em Dezembro.

A organização dos Prémios Europeus de Cinema (EFA, na sigla em inglês) divulgou hoje os primeiros 30 filmes seleccionados para a edição deste ano, dos quais constam Fogo-fátuo e Pacifiction.

Nas próximas semanas, os cerca de 4.400 membros da Academia Europeia de Cinema irão escolher os nomeados nas categorias de Melhor Filme, Realizador, Actor, Actriz e Argumento. As nomeações serão anunciadas a 8 de Novembro, durante o Festival de Cinema de Sevilha, em Espanha.

Este ano, a cerimónia de entrega dos prémios, cujos filmes seleccionados tiveram estreia entre 1 de Junho de 2021 e 31 de Maio de 2022, acontece em 10 de Dezembro em Reiquiavique, na Islândia.

A lista de 30 filmes seleccionados inclui ainda, entre outros, Belfast, de Kenneth Branagh, Nostalgia, de Mario Martone, Un beau matin, de Mia Hansen-Løve​, Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar, Tori et Lokita, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, e Triangle of Sadness, de Robert Östlund, o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano.

Fogo-fátuo, de João Pedro Rodrigues, “uma comédia erótica em formato musical”, teve estreia mundial em Maio, na Quinzena de Realizadores de Cannes, tendo já sido exibido em festivais na Austrália e na Bélgica, e premiado no festival de cinema de Bruxelas. Em Portugal, passou pelo festival Curtas de Vila do Cone.

O filme é uma produção da Terratreme Filmes e da Filmes Fantasma, em co-produção com França, e conta com interpretações de Mauro Costa e André Cabral, aos quais se juntam, entre outros, Joel Branco, Oceano Cruz, Margarida Vila-Nova e Miguel Loureiro.

A história de Pacifiction, que também esteve em competição em Cannes, desenrola-se na ilha do Taiti, na Polinésia Francesa.

O filme tem co-produção portuguesa pela Rosa Filmes.

Sugerir correcção
Comentar