Festival de Cinema de Toronto conta com três filmes de produção portuguesa

Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, Mato seco em chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, e Pacifiction, de Albert Serra vão estar no festival canadiano a partir de 8 de Setembro.

Foto
"Fogo-fátuo" é uma co-produção luso-francesa DR

Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, Mato seco em chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, ​e Pacifiction, de
Albert Serra foram seleccionados para o Festival Internacional de Cinema de Toronto, em Setembro, no Canadá, revelou esta quinta-feira a organização.

O festival, que cumprirá a 47.ª edição, anunciou parte da programação, incluindo três filmes portugueses, ou com co-produção portuguesa. Fogo-Fátuo, a l​onga-metragem de ficção de João Pedro Rodrigues, fará a sua estreia norte-americana e o anúncio da sua presença em Toronto coincide com a exibição no Festival de Cinema de Melbourne (Austrália) e a presença de João Pedro Rodrigues em Locarno, onde estreia o documentário Onde fica esta rua? Ou sem antes nem depois, co-realizado com João Rui Guerra da Mata. “O quase inclassificável Fogo-Fátuo move-se, sem esforço, entre a representação histórica, a comédia musical, o romance queer e a provocação pós-colonial”, lê-se no comunicado do festival canadiano.

O filme tem estreia comercial assegurada em vários países, nomeadamente Estados Unidos, França, Alemanha e Brasil.

Em Toronto, estará também a premiada produção Mato Seco em Chamas, uma co-produção entre Portugal e Brasil (venceu o Grande Prémio do Cinema do Réel, em Paris, e o grande prémio e o galardão de melhor longa-metragem portuguesa no IndieLisboa). O filme segue um grupo de mulheres que vivem do negócio de petróleo encontrado em oleodutos na periferia de Brasília, transformando-o em gasolina para revenda.

A estas duas produções junta-se ainda Pacifiction - Tourment sur les îles, do espanhol Albert Serra, com co-produção portuguesa pela Rosa Filmes.

O festival de Toronto contará ainda com filmes como Saint Omer, de Alice Diop, No Bears, de Jafar Panahi, The Lost Kingdom, de Stephen Frears, Empire of light, de Sam Mendes, The Fabelmans, de Steven Spielberg, My Policeman, de Michael Grandage, e The Whale, de Darren Aronofsky.

O festival abrirá a 8 de Setembro com The Swimmers, um drama de Sally El Hosaini inspirado na história de duas irmãs sírias, desde que fugiram da guerra até à sua participação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar