ERC “puxa as orelhas” à SIC por desvalorizar e ridicularizar o PCP

Cobertura noticiosa do comício do 101.º aniversário teve um “registo opinativo, que desvaloriza e ridiculariza a posição” do partido, o que contrariou o rigor informativo e a isenção a que a SIC está obrigada por lei.

Foto
O PCP encerrou os dois anos de comemoração do centésimo aniversário do partido, que se assinalou a 6 de Março de 2021 Nuno Ferreira Santos

A história remonta ao dia do 101.º aniversário do PCP e ao comício do partido no Campo Pequeno: numa peça jornalística emitida no Jornal da Noite na SIC e na SIC Notícias foram feitos comentários em voz off entrecortados com frases do discurso de Jerónimo de Sousa que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social considera terem um “registo opinativo, que desvaloriza e ridiculariza a posição do PCP”. A peça “não observa o rigor informativo” por não cumprir a “necessária isenção” e pela “não demarcação entre informação e opinião”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 53 comentários