Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
O tratamento noticioso da chamada Operação Influencer exige redobrados cuidados a quem tem responsabilidades de informar com seriedade, serenidade e rigor.
Processo de despedimento colectivo envolverá cerca de 150 trabalhadores. Sindicato diz que despedir jornalistas em títulos já carenciados é “impensável, inacreditável e ignóbil”.
Órgão do Sindicato dos Jornalistas pede que estes não se ponham ao serviço “de estratégias judicialistas de quem quer que seja”.
António Costa justifica a presença da mulher (Buñuel não o faria), dizendo que não gosta de falar dos seus sentimentos, mas que a presença de Fernanda Tadeu é um apoio precioso.
A principal preocupação e cautela do jornalista deve ser verificar a veracidade da informação que lhe é transmitida, tentar confirmá-la por outras fontes, e estando seguro da notícia publicá-la.
O Conselho de Redacção eleito destacou a defesa do “valor absoluto da notícia” e “a necessária independência da actividade jornalística perante todas as formas de poder”.
Ensinar o que é um facto, diferenciá-lo da opinião e promover a aferição da credibilidade das fontes é imprescindível. Mas reconstruir a confiança no jornalismo é igualmente essencial.
A “verdadeira resolução da guerra” Israel-Hamas pela queda do Governo é um exemplo premente de como estamos a produzir e consumir informação numa perspectiva episódica, reativa e alarmista.
Todas as profissões têm os seus códigos de conduta e as suas áreas de reserva.