Vagos homenageia Joe Best e celebra gastronomia da “caldeirada da Rosa Peixeira” ao “chef estrela Michelin”

Na praia da Vagueira saboreia-se o Vagos Sensation Gourmet de 1 a 3 de Julho. Michel Van Der Kroft, Graeme Cheevers, Óscar Geadas, Tiago Bonito e Diogo Rocha são algumas das “estrelas” do evento que inclui cozinha ao vivo, palestras, almoços e jantares temáticos ou provas comentadas. Promete-se uma fusão entre “o tradicional e o gourmet”.

restaurantes,vagos,restauracao,gastronomia,fugas,aveiro,
Fotogaleria
Aquela caldeirada dr
restaurantes,vagos,restauracao,gastronomia,fugas,aveiro,
Fotogaleria
Participam dezenas de chefes dr
restaurantes,vagos,restauracao,gastronomia,fugas,aveiro,
Fotogaleria
Há muita cozinha ao vivo para saborear dr

Juntam-se “as gentes da terra a chefes de renome”. Mistura-se a “tradição dos tachos” com “o atrevimento e a elegância da alta cozinha”. Leva-se tudo ao lume e serve-se durante três dias na praia da Vagueira: está pronta a servir a 7ª edição do Vagos SensationGourmet, de 1 a 3 de Julho. O programa inclui celebridades nacionais e internacionais da cozinha, somando estrelas Michelin, e presta homenagem a Joe Best, o cozinheiro que “sentia a praia da Vagueira também como sua” e que morreu em 2021: por isso mesmo, "Best Edition” é o mote.

“Da caldeirada da Rosa Peixeira a um prato de um chef estrela Michelin” resume bem o espírito deste evento gastronómico – que, a bem da verdade, como sublinha a organização quer ser “um evento gastronómico”. De 1 a 3 de Julho esperem-se “showcooking, workshops, almoços e jantares temáticos, palestras, animação”. A praia da Vagueira vai ser o sítio “onde o tradicional e gourmet se fundem”. É uma “enorme declaração de amor a Vagos e à praia da Vagueira”, diz o chef Tony Martins, um dos criadores do evento: “A ideia é tentar partilhar [com os visitantes] tudo aquilo que faz da praia da Vagueira um local tão especial”.

Para pôr à prova estes sabores e sentimentos, estarão presentes nomes como Michel Van der Kroft (‘t Nonnetje, **Michelin), Graeme Cheevers (Unalome, Glasgow, *), Óscar Geadas (G Pousada *, Bragança), Diogo Rocha (Mesa de Lemos *, Viseu)​, Tiago Bonito (Largo do Paço *), Pedro Almeida (Midori, Sintra. *), António Loureiro (A Cozinha, Guimarães. *), ou Maria Caldeira de Sousa (Casa da Velha da Fonte, Idanha á Nova), entre muitos mais profissionais da cozinha, pastelaria ou vinhos (como os sommeliers António Lopes, André Figuinha, João Cambel, Sérgio Marques e Nuno Graça).

Foto
Pela praia da Vagueira dr

A propósito da homenagem a Joe Best (nome por que era conhecido José Besteiro), refere-se que a sua partida “deixou um enorme vazio e muita saudade”. “A sua paixão pela cozinha reflectia-se no que esta terra e as suas gentes lhe davam todos os anos”, sublinha-se; “uma partilha de conhecimento pela cozinha nacional, que sempre captou o espírito e o ritmo da aldeia piscatória”.

O Vagos Sensation Gourmet tem entrada gratuita, mas para as provas e participações nos workshops é necessário adquirir o kit garfo e copo (5€/dia).

O programa completo e mais informações pode ser consultado no site oficial.

Sugerir correcção
Comentar