Reforço salarial previsto para 2023 na função pública não compensa inflação

Programa de Estabilidade projecta, para este ano e os próximos, variações da massa salarial da função pública mais elevadas do que as previstas anteriormente. Para 2023, o reforço não é suficiente para compensar a inflação prevista para este ano, mas, para 2022, cria-se margem para a concretização de um aumento intercalar.

Foto
Inflação subiu em Março para 5,3% Adriano Miranda

O Governo reforçou, no Programa de Estabilidade, os aumentos previstos para a massa salarial na função pública neste ano e no próximo em cerca de 200 milhões de euros. É um valor que permite, em teoria, avançar para actualizações salariais um pouco mais generosas no Estado, mas que mesmo assim não chegam para que, em 2023, o aumento seja igual à taxa de inflação prevista pelo próprio Governo para o ano anterior.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 21 comentários