Solidariedade de Norte a Sul do país: onde posso doar bens para a Ucrânia?

Várias organizações e associações têm dinamizado recolhas de bens nos últimos dias. Sabe onde te podes dirigir para ajudar quem mais precisa .

Foto
Manifestante transporta bandeira da Ucrânia durante o Cordão Humano pela Paz na Ucrânia, em Lisboa LUSA/RODRIGO ANTUNES

​Nos últimos dias, várias organizações, associações e até pessoas em nome individual têm dinamizado iniciativas para recolher bens alimentares e materiais. O objectivo é ajudar os ucranianos que, devido à guerra, se viram obrigados a perder família e amigos, casas, bens e até a sair do próprio país.

De Norte a Sul do país, várias são as oportunidades que existem para contribuir para esta causa.

No Norte

  • Viseu

Em parceria, a Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu têm como objectivo apoiar a população ucraniana através de uma recolha de bens.

Pedem-se medicamentos e artigos medicinais (como compressas), alimentos não perecíveis, roupa de criança, mantas e artigos de higiene pessoal. Os bens podem ser entregues na Loja Soldiária do IPV de segunda a sexta-feira.

  • Vila Real

Em Vila Real, por iniciativa própria, é Svitlana Rohashko quem está a organizar a recolha de bens. O contacto é o 92 013 69 59.

  • Braga

No distrito de Braga foi iniciado o projecto Braga SOS Ucrânia. São vários os pontos de recolha disponíveis, assim como as horas. Existem também recolhas desta segunda até sexta-feira ou recolhas com uma duração menor.

Na sua página do Instagram estão disponíveis todos os locais, horas e dias em que as recolhas terão lugar. O contacto é o 91 289 58 60.

Os bens solicitados são artigos de saúde, bens para criança (como por exemplo toalhitas e leite em pó), produtos de higiene e roupa térmica.

No Porto

A Área Metropolitana do Porto tem várias iniciativas de recolha de bens.

  • Igreja Ortodoxa São Pantaleão

Para a recolha que está a ser levada a cabo pela igreja ortodoxa já não são aceites roupa nem calçado. A prioridade são, agora, fraldas, comida para bebé e enlatados e medicamentos.

A recolha decorre diariamente das 17h às 20h e o contacto disponibilizado é o 96 152 66 46.

  • Juntas de Freguesia do Porto

O município lançou a campanha “Somos Todos Ucrânia”. Os pontos de entrega são as sedes das juntas de freguesia e, a partir desta sexta-feira (4), o Gabinete do Município.

Os bens que se pretendem são roupa quente, calçado, bens alimentares não perecíveis, medicamentos e produtos de higiene.

  • Loja japonesa Kuri Kuri

Situada na Rua do Rosário, nº 343, no Porto, a loja japonesa está a dinamizar uma recolha de bens de primeira necessidade: medicamentos de primeiros socorros, medicamentos antivirais, ligaduras, fraldas, pensos higiénicos, toalhitas e artigos de higiene.

Os horários de entrega são de segunda-feira a sábado, das 14h às 19h, e o contacto disponível é o 96 338 25 00.

  • Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos

A associação, em parceria com três outras organizações, está a dinamizar uma campanha solidária que tem como pontos de recolha os edifícios das juntas de freguesia envolvidas, Senhora da Hora/São Mamede, Matosinhos/Leça da Palmeira e a sede da própria associação.

Solicitam-se roupas, medicamentos, ligaduras e cobertores.

  • Associação Amizade

A associação de imigrantes de Gondomar, gerida por Nataliya Khmil, está a recolher medicamentos, kits de primeiros socorros, bens alimentares enlatados e produtos de higiene pessoal para adultos e bebés (como sabonetes, gel de banho, toalhitas…).

Os bens podem ser entregues na própria associação (instalada na cave do edifício da Junta de Freguesia de Rio Tinto) ou na Junta de Freguesia de Ermesinde. Na primeira, as entregas decorrem de segunda a sexta, das 9h às 12h e, na segunda, das 9h às 12h e das 14h às 17h, também durante a semana.

  • Póvoa de Varzim

A ucraniana Oksana Maia, radicada na Póvoa de Varzim, está responsável pela organização e logística da recolha de bens. A entrega dos bens pode ser feita no armazém disponibilizado pelo Lions Clube, na Zona Industrial de Amorim.

Pedem-se medicamentos, material médico (como luvas, compressas, antissépticos, ligaduras, canadianas e xaropes para crianças), pilhas, lanternas, garrafas e roupa térmica, fraldas, barras energéticas, conservas, pensos higiénicos, entre outros.

  • Vila Nova de Gaia

O seminário Cristo Rei está a recolher donativos e já conseguiu encher três camiões.

Os bens mais urgentes são garrafas de água, colchões (yoga mat), kits de primeiros socorros e dinheiro. Não estão a receber, temporariamente, roupa nem alimentos para bebés e crianças. As recolhas decorrem diariamente das 9h às 21h.

No Centro

  • Coimbra

A Câmara Municipal, em parceria com a Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e a Associação Académica de Coimbra, está a recolher bens essenciais em dois locais da cidade.

Os bens podem ser entregues na Casa Municipal da Protecção Civil, na Avenida Dr. Mendes Silva, 24h por dia todos os dias. É também possível entregar no edifício nº 12 da Rua Ferreira Borges, entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta-feira.

Pede-se comida enlatada e já pré-confeccionada, sopas rápidas, roupa quente, água, sumo e leite, sacos-cama e materiais de primeiros socorros. Bens perecíveis ficam excluídos da recolha (devido a falta de capacidade de armazenamento).

  • Leiria

A Câmara Municipal de Leiria lançou a campanha “SOS Ucrânia”. Querem recolher produtos de higiene (de higiene pessoal, desinfectantes, fraldas…), roupa térmica, medicamentos e kits de primeiros socorros, lanternas, rádios, powerbanks e pilhas.

Os bens podem ser entregues nas Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, nos quartéis de bombeiros de Leiria, Maceira, Ortigosa e Monte Redondo e também no Estádio Municipal de Leiria a partir da passada segunda-feira entre as 17h e as 22h.

Também na Batalha, a comunidade Ortodoxa Ucraniana existente na vila do distrito de Leiria, está a promover uma recolha de bens alimentares. A entrega dos bens deve ser feita no Centro Paroquial da Batalha durante os dias de semana das 18h30 às 20h30 e ao fim-de-semana das 9h às 12h e das 16h às 20h.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, no mesmo distrito, irá dinamizar uma recolha de bens na próxima sexta-feira (4) às 18h30, na sede do município. Pedem-se kits de primeiros socorros, comida e ração para animais de estimação e mantas e lençóis.

  • Fundão

O município do Fundão, no distrito de Castelo Branco, está a organizar uma recolha de bens até ao final da semana. O local de entrega é no Centro das Migrações do Fundão (Seminário do Fundão), entre as 8h e as 20h.

Os bens solicitados são: cobertores, roupa, bens alimentares não perecíveis, leite em pó, fraldas e medicamentos.

  • Gafanha da Nazaré

A campanha que decorre em Gafanha da Nazaré, em Aveiro, parte de um grupo de ucranianos. Pedem roupa quente, sacos-cama, joelheiras e coletes à prova de balas. O contacto é o 91 766 85 89.

Em Lisboa

Na Área Metropolitana de Lisboa são várias as iniciativas de recolhas de bens.

  • Junta de Freguesia da Misericórdia

A iniciativa, com o nome “SOS Ucrânia”, decorre até esta quarta-feira, das 9h às 20h.

Os bens mais urgentes que pedem são: produtos de higiene pessoal (como sabonetes, tampões, pastas e escovas de dentes), produtos para crianças e recém-nascidos e kits de primeiros socorros.

  • Junta de Freguesia da Ajuda

A recolha de bens acontecerá a partir desta quarta-feira (2), entre as 9h e as 19h. O ponto de recolha será o Pavilhão Multiusos da Ajuda, ao lado do Pingo doce.

Pedem-se alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos.

  • Junta de Freguesia de Arroios

A Junta irá fazer uma recolha solidária em parceria com a Comunidade Paroquial da Igreja de São Jorge de Arroios e Nossa Senhora dos Anjos.

Os bens poderão ser entregues na sede da Junta, no Largo do Intendente Pina Manique, até esta quarta-feira, entre as 9h30 e as 17h30.

  • Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, Arroios

​A igreja de Nossa Senhora da Nazaré também está a receber bens. A entrega pode ser feita na própria igreja, na Rua Quirino da Fonseca, 2A, ao domingo, segunda e terça-feira, das 11h às 19h.

  • Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

Desde a Junta de freguesia de Moscavide à de Portela, passando pelos Bombeiros Voluntários, Creche e Jardim de Infância ou o Centro de Dia Social e Comunitário, são vários os locais e horas a que as recolhas são levadas a cabo, especificados na publicação da página do Facebook da junta de freguesia em causa.

Os bens que solicitam são produtos de higiene pessoal, agasalhos, kits de primeiros socorros, alimentos enlatados, entre outros.

  • Junta de Freguesia de Alcântara

Em parceria com a Associação Solidária Anjos de Misericórdia, será levada a cabo uma recolha de bens a partir desta quarta-feira. Os bens devem ser entregues nas instalações da junta entre as 9h e as 18.

Pedem artigos de saúde (como betadine e soro fisiológico), produtos de higiene, roupa térmica e lanternas, powerbanks, pilhas e rádios.

  • Campo Grande

A Paróquia do Campo Grande está até dia 2, quarta-feira, a dinamizar uma recolha de bens em associação com a comunidade ucraniana.

Procuram: leite em pó, leite para bebés de 2 a 4 anos, fraldas descartáveis, toalhitas, escovas e pastas de dentes, água oxigenada, analgésicos, ligaduras.

  • Cascais

A Câmara Municipal uniu-se a outros municípios, às juntas de freguesia do concelho, e a associações e organizações da sociedade civil e iniciou uma recolha de bens.

A iniciativa pretende recolher produtos de higiene (papel higiénico, sabonetes, pó de talco…), bens médicos (álcool, ligaduras, ibuprofeno, antidiarreicos, gaze, analgésicos…), bens alimentares (farinha, massas, leite em pó, chá, café solúvel…), roupa e atoalhados quentes e diversos (como lanternas, pilhas, powerbanks e rádios).

A entrega dos bens pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e em diversos locais: Alcabideche, Cascais/Estoril, Carcavelos/Parede e São Domingos de Rana.

  • Amadora

A Câmara Municipal da Amadora vai recolher bens essenciais até dia 13 de Março, das 9h às 20h, no Pavilhão Desportivo Municipal José Caeiro, na Freguesia da Venteira.

Pedem-se: kits de primeiros socorros (como luvas, ligaduras, pensos rápidos, algodão, tesouras…), comida, fraldas e toalhitas para crianças, agasalhos, alimentos (enlatados, vitamínicos e energéticos), velas, fósforos e fita-cola, e também rações para animais de estimação.

  • Loures

Em Loures, no distrito de Lisboa, a Oficina Promax Car é o ponto de recolha dos bens que serão enviados para a Ucrânia. O contacto é: 96 146 59 99

  • Almada

A Câmara Municipal de Almada, em parceria com as Juntas de Freguesia, estará a recolher donativos a partir desta quarta-feira (2).

Os pontos de recolha, especificados no site da câmara, localizam-se em Vale Figueira Parque, Charneca de Caparica, Sobreda de Caparica, Freguesia da Costa de Caparica, União de Freguesias Caparica/Trafaria, União de Freguesias Almada/Pragal/Cova da Piedade/ Cacilhas e União de Freguesias Laranjeiro/Feijó.

  • Setúbal

A Associação Anjos de Misericórdia está também a dinamizar uma recolha de bens em Setúbal. Pede medicamentos, comida, sacos cama e kits de primeiros socorros. Os contactos são: 92 022 24 31 e 93 053 37 52

Também a lavandaria Wash Station está a recolher bens para a Ucrânia. Localiza-se na Estrada de Palmela N15-B. Pedem-se alimentos (como conservas em lata, papas para bebés e barras energéticas), produtos de higiene e medicamentos (como algálias, calmantes, tubos nasofaríngeos, compressas, seringas, soro fisiológico, gotas oftalmológicas) e loiça descartável.

No Sul

  • Santarém

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Sardoal, no distrito de Santarém, em parceria com o projecto E-Twinning, está também a dinamizar uma recolha de bens.

O local de entrega é a sede do agrupamento e os bens solicitados são material médico, alimentos não perecíveis, vestuário quente e cobertores e sacos-cama.

  • Évora

O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em parceria com a Associação dos Ucranianos em Portugal, está a dinamizar uma recolha de bens essenciais. As entregas podem ser feitas nas instalações do PACT, das 9h às 18h, até esta sexta-feira (4).

Os bens solicitados são: material de primeiros socorros, cremes cicatrizantes, medicamentos, máscaras descartáveis, produtos de higiene pessoal, produtos alimentares não perecíveis, sacos-cama, lanternas e roupa térmica.

  • Estremoz

A Câmara Municipal de Estremoz vai dinamizar uma recolha de bens, estando os pontos de recolha ainda por anunciar.

Os bens que solicitam são: aquecedores eléctricos, chaleiras, garrafas térmicas, colchões, alimentos não perecíveis, medicamentos, kits de primeiros socorros e produtos de higiene pessoal.

  • Faro

No distrito mais a sul do país a Associação dos Ucranianos no Algarve está também a dinamizar uma recolha de bens.

Os bens que pedem são: medicamentos e produtos médicos (como desinfectantes e cremes cicatrizantes), medicação do dia a dia (cardíaca, gástrica, renal…), alimentos com grandes prazos de validade, produtos de higiene e bens domésticos (como lanternas, roupa interior térmica, meias, esteiras)…

Não foram divulgados, até ao momento, locais de entrega concretos, assim como horas para as entregas. Mas há dois contactos disponíveis: 96 716 72 57 e 96 977 35 92.​

São Brás de Alportel, cidade do distrito de Faro, está a dinamizar uma recolha de bens essenciais em parceria com a mesma associação (Associação dos Ucranianos no Algarve) e a Associação de Romenos e Moldavos do Algarve (DOINA). O local de entrega é o Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, nos dias úteis das 8h às 22h.

A iniciativa pretende recolher: alimentos enlatados, produtos energéticos, café e chá, roupa quente e roupa interior, artigos de higiene, e medicamentos e primeiros socorros.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários