Vantagens e desvantagens de um Governo maioritário

Os riscos de uma maioria absoluta passam pela concentração de poder, fuga à fiscalização e ao autismo político. Mas há vantagens como a estabilidade governativa, a previsibilidade, a clareza e a responsabilização.

Foto
O líder do PS, António Costa, ganhou as legislativas antecipadas com maioria absoluta de 119 deputados Nuno Ferreira Santos

A conquista de uma nova maioria absoluta de 119 deputados pelo PS veio levantar a questão sobre os riscos que um governo de maioria pode trazer no que diz respeito a um exercício autoritário e isolado da governação. Logo no discurso de vitória, o líder do PS, António Costa, garantiu que, na sua perspectiva, “maioria absoluta não é poder absoluto, não é governar sozinho” e prometeu diálogo democrático com os partidos parlamentares, à excepção do Chega.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar