Belize, o paraíso que protege criminosos, foragidos à justiça e dinheiro sujo

Um predador sexual, um falsificador de medicamentos, mafiosos, condenados por homicídio, acusados de gigantescas fugas ao fisco — os Pandora Papers revelam como vários cidadãos dos EUA a contas com a justiça encontraram (e alguns ainda encontram) no Belize um porto seguro.

Foto

O ex-treinador de futebol americano de infantis do Ohio vive no mesmo lar que a sua avó. Mark Ryan, de 41 anos, está sentado numa cadeira de rodas, bebe com uma palhinha e gesticula com o braço que ainda consegue mexer bem. “I BELIEVE” (Eu Acredito), lê-se num plástico encaixado no cimo de um iPad adaptado que os seus pais lhe compraram logo no início, quando ele se instalou no quarto esterilizado com um urso de peluche e uma imensa sucessão de séries cómicas na televisão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários