Kenneth Roth: “A defesa de direitos humanos é provavelmente mais forte agora do que há quatro anos” por causa de Trump

O relatório anual da Human Rights Watch, hoje divulgado, tem como foco os EUA. O director-executivo da ONG explica ao PÚBLICO que o facto de Donald Trump ter sido “um desastre total” para os direitos humanos trouxe uma vantagem inesperada: outros países assumiram a defesa desses direitos.

Foto
"A estima em relação à China está a diminuir", como se vê na condenação do tratamento da minoria uigur, diz Kenneth Roth Thomas Peter

A Human Rights Watch gostava de ver Joe Biden a deixar mais forte a defesa dos direitos humanos no país, para que não dependesse tanto de quem é o Presidente, disse Kenneth Roth, o director-executivo, numa conversa telefónica sobre o relatório anual apresentado esta quarta-feira em Genebra. E também gostava que o direito à alimentação e a um rendimento para sobreviver fosse finalmente encarado como um direito humano nos EUA: a pandemia poderia ser uma oportunidade para isso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar