Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Pela primeira vez na História, os judeus não são obrigados a seguir os conselhos que lhes dão.
No terreno, o Exército israelita continua a alargar a sua ofensiva a todo o território da Faixa de Gaza e deu conta de uma tentativa falhada de resgate dos reféns que estão nas mãos do Hamas.
Yuval Doron Castleman matou dois atacantes do Hamas. E foi morto por soldados israelitas mesmo depois de largar a arma, ajoelhar-se e gritar em hebraico “sou judeu, sou israelita”.
Em algumas áreas da Cisjordânia, o exército israelita destrói cisternas de recolha de chuva de comunidades palestinianas. Em Gaza, “Israel não tem controlo sobre a utilização de fontes de água”.
Acompanhe aqui as principais notícias sobre o conflito no Médio Oriente.
O ódio é tal que custa acreditar que se trata apenas de opiniões das elites militares, dos dirigentes políticos, dos dignitários religiosos, dos vendedores de armamento e dos comerciantes de petróleo.
Guterres diz que habitantes de Gaza estão a ser tratados como “bolas numa máquina de flippers”. Rússia responsabiliza diplomacia norte-americana por “cemitério de crianças palestinianas”.
Os dois partidos voltaram a mobilizar esforços conjuntos para pedir mais acção do Estado português pela responsabilização de Israel.
Proposta de resolução dos Emirados Árabes Unidos apela à protecção de israelitas e palestinianos e exige a libertação imediata de todos os reféns, mas não condena o ataque do Hamas de 7 de Outubro.