Patrice Lagisquet apresentado como novo seleccionador nacional

O antigo internacional francês vai substituir Martim Aguiar no comando do “XV português”.

Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio
Fotogaleria
Rui Gaudêncio

Sem surpresa, o francês Patrice Lagisquet foi apresentado nesta sexta-feira como novo seleccionador nacional de râguebi. O gaulês, de 56 anos, vai substituir Martim Aguiar, técnico que se despediu do comando do “XV português” com uma vitória na Alemanha, um triunfo que garantiu a Portugal o regresso ao Rugby Europe Championship em 2020.

A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal francês Sud Ouest, a 13 de Junho, e confirmada pelo PÚBLICO na véspera de Portugal disputar o jogo mais importante do ano – o play-off de acesso ao Rugby Europe Championship, disputado em Frankfurt, na Alemanha. A oficialização chegou 23 dias depois, com a presença de Patrice Lagisquet na sede da Federação Portuguesa de Rugby, em Lisboa.

Lagisquet esteve sentado ao lado de Carlos Amado da Silva, eleito em Abril e que repete a estratégia de 2015 quando, poucos meses antes de perder as eleições para a direcção da FPR, fez uma reformulação completa no comando das selecções de XV e de sevens. Nessa altura, o presidente federativo entregou ao francês Olivier Baragnon a liderança do XV e a António Aguiar os sevens.

Agora, a aposta num gaulês para o XV repete-se e nos sevens, apesar de ainda não ter sido oficialmente confirmado, o novo homem forte será Frederico Sousa, técnico que em Maio sagrou-se campeão nacional pela Agronomia e, tendo também a responsabilidade de coordenar todas as selecções nacionais, já assumiu um papel de destaque na preparação da equipa de sevens que vai disputar a 13 e 14 de Julho o apuramento europeu para os Jogos Olímpicos, em Colomiers, nos arredores de Toulouse.

Com um currículo importante como jogador - foi internacional francês por 46 vezes -, Lagisquet tem igualmente uma carreira sólida como treinador. Em 2006, após conquistar pelo segundo ano consecutivo o campeonato francês pelo Biarritz, o técnico de Arcachon foi considerado pelo Midi Olympique, um dos jornais de referência do râguebi gaulês, como o “melhor treinador de França”.

Após o sucesso em Biarritz, Lagisquet teve ainda uma passagem pela selecção francesa entre 2012 e 2015, onde era o técnico das linhas-atrasadas na equipa liderada por Philippe Saint-André.

Na apresentação, falando quase sempre em inglês, o técnico francês afirmou que o seu objectivo será qualificar Portugal para o Mundial 2023 e destacou o papel do antigo internacional português David Penalva, que “conhece bem os jogadores” e “será a ligação” entre os treinadores franceses e portugueses que vão trabalhar nas selecções nacionais. Penalva disse sentir-se “honrado” por voltar à selecção e ser “treinador ao lado de Lagisquet”. 

Já Lagisquet, que “viu qualidade nos jogadores portugueses” no play-off contra a Alemanha realizado há três semanas, disse ser adepto de “um râguebi de velocidade e transmissão”, habitual na equipa portuguesa, admitindo que “o estilo de jogo da Roménia”, muito físico e musculado, não o “apaixona”. 

Sobre a utilização dos jogadores profissionais portugueses que alinham no estrangeiro, o novo seleccionador nacional lembrou que “há regras” internacionais, mas salientou que a vontade dos atletas será o factor mais importante na elaboração de futuras convocatórias: “A primeira pergunta que lhes vou fazer é se querem jogar pela selecção portuguesa”.

“Se os jogadores que estão em França vierem, juntamente com os jogadores jovens que vi, acho que podemos competir”, disse Lagisquet, que continuará a viver no seu país e “tentará vir a Portugal todos os meses”. O antigo “ponta” do “XV de France” aponta, se “tiver a melhor equipa” como possível um lugar nos “três primeiros” do Rugby Europe Championship.

Da nova estrutura técnica da selecção nacional de XV, vão ainda fazer parte o preparador físico Olivier Rieg, que até ao ano passado trabalhava com a federação da Roménia, e Durquéty Hervé, que terá ao seu cargo o treino dos avançados.

Sugerir correcção
Comentar