Portugal de regresso à elite da Rugby Europe

A selecção nacional de râguebi derrotou a Alemanha em Frankfurt, por 37-32, no play-off de acesso ao Rugby Europe Championship.

União do rugby
Fotogaleria
DR
Liga de Rugby
Fotogaleria
DR
Liga de Rugby
Fotogaleria
DR
Liga de Rugby
Fotogaleria
DR

Depois de três anos a competir no Rugby Europe Trophy, a selecção portuguesa de râguebi vai regressar em 2020 ao Rugby Europe Championship, a principal divisão das provas organizadas pela Rugby Europe. Neste sábado, na Alemanha, Portugal esteve a ganhar por 30-6 e 37-18, mas nos últimos minutos os germânicos ainda conseguiram reduzir a diferença para apenas cinco pontos: 37-32. Porém, a vitória acabou por ser dos Lobos, que assim serão promovidos a uma prova onde vão defrontar Geórgia, Roménia, Espanha, Rússia e Bélgica.

À terceira foi de vez. Após perder na Bélgica (29-18) e na Roménia (36-6), Portugal garantiu em Frankfurt o regresso à elite da Rugby Europe conseguindo contrariar o favoritismo da Alemanha. Embora estejam numa posição inferior (28.º) a Portugal (23.º) no ranking da World Rugby, os germânicos tinham a seu favor o factor casa e o facto de se apresentarem praticamente na máxima força, o que esteve longe de acontecer com a equipa portuguesa.

Num problema já crónico do râguebi português, os Lobos apresentaram-se no jogo mais importante do ano com duas dezenas de baixas de peso, incluindo a quase totalidade dos atletas profissionais que jogam no estrangeiro, mas mesmo apresentando um XV repleto de jovens, Portugal ultrapassou a Alemanha.

Na despedida de Martim Aguiar como seleccionador português – a entrada do francês Patrice Lagisquet deverá ser oficializada ainda este mês -, Portugal conseguir equilibrar a partida no duelo com os avançados alemães e depois usou o seu principal triunfo: a qualidade das linhas-atrasadas.

Com muita mobilidade e velocidade nos três-quartos, Portugal chegou ao intervalo a ganhar por 20-6 (ensaios de António Cortes e Rodrigo Marta) e parecia ter o problema resolvido no arranque do segundo tempo, quando aumentou a diferença para 37-18 a meio dos últimos 40 minutos, com mais um ensaio de Rodrigo Marta e outro do seu colega de equipa no Belenenses Rodrigo Freudenthal.

No entanto, os alemães não deitaram a toalha ao chão e a cerca de cinco minutos do fim colocaram-se à distância de apenas cinco pontos: 37-32. Com a vitória em risco, Portugal foi obrigado a sofrer e acabou por resistir à pressão final da Alemanha, segurando a vitória e promoção ao Rugby Europe Championship 2020.

XV de Portugal: 1- João Côrte-Real, 2- Nuno Mascarenhas; 3 – Anthony Alves, 4 – José D’Alte, 5 – Rebelo de Andrade, 6 – David Wallis, 7 – Salvador Vassalo, 8 – Jacques Le Roux, 9 – João Belo, 10 – Jorge Abecasis (3+3+3+2+2+2+2), 11 – António Cortes (5), 12 – Tomás Appleton, 13 – Rodrigo Freudenthal (5), 14 – Rodrigo Marta (5+5), 15 – Manuel Marta.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários