Casas flutuantes com assinatura portuguesa

Startup incubada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, cria casas de luxo, modulares, que navegam como barcos. Eis a Floatwing.

Fotogaleria
José Campos
Fotogaleria
JOSÉ CAMPOS
Fotogaleria
JOSÉ CAMPOS
,casa
Fotogaleria
JOSÉ CAMPOS
Fotogaleria
JOSÉ CAMPOS
Fotogaleria
JOSÉ CAMPOS

Quando deixou de ser reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos teve de decidir o que iria fazer a seguir. Tinha um livro para escrever e uma licença sabática para gozar. Andou pelo Brasil e acabou por concluir que o futuro dele passaria pela engenharia civil e pelas actividades náuticas, “juntar trabalho e prazer”. 

Foi nesse contexto que Seabra Santos mobilizou a equipa de uma startup que tinha fundado em Coimbra em 2012, a Friday, para dar corpo a dois novos projectos: queria fazer um submarino que pudesse servir fins turísticos; e queria construir casas flutuantes.

Foto
José Campos

O submarino “está projectado e certificado” e passará à fase de produção industrial quando houver um financiador, conta o fundador da empresa. Mais avançado está o projecto das casas-barco, que segue em velocidade cruzeiro, com clientes em África, na China e em França. Em Portugal, a Friday – Ciência e Engenharia do Lazer, entra no fim de Março numa nova fase, com o início de uma campanha de marketing que a levará a abrir as portas de uma residência flutuante no Douro. 

Muita água passou por baixo da ponte antes de chegar aqui. Após três anos de testes de um protótipo da casa-barco nas águas de Alqueva, a empresa de Seabra Santos vai mostrar ao país e à imprensa estrangeira a casa Floatwing. Quem lê a Nomadic Homes, publicada pela Taschen, já deve conhecer a Floatwing, porque a influente editora alemã elegeu-a como uma das casas-flutuantes mais bonitas do mundo (PDF aqui). A escolha foi do editor da Nomadic Homes, Philip Jodidio, um reconhecido divulgador da arquitectura moderna.

Durante os dois anos de incubação no Instituto Pedro Nunes, a Friday foi amadurecendo ideias. A Portugal Ventures, que gere um fundo público de investimento em startups, foi um dos investidores que acreditaram no projecto. Nem Seabra Santos nem a Portugal Ventures revelam quanto dinheiro investiu o fundo público na Friday, mas o líder da empresa garante que esta participação foi “decisiva” para materializar a visão que tinha. “Formei-me em engenheiro civil, fiz mestrado em mecânica dos fluidos e doutorei-me em oceanografia física. Sempre pratiquei desportos náuticos. A água é uma das minhas paixões.”

A Floatwing que esteve atracada na Amieira Marina e que agora se encontra da marina de Resende à espera de clientes é apenas um exemplo do que a Friday pode fazer. Com capacidade para construir cinco casas do género por ano, a empresa sediada em Coimbra espera encontrar parceiros para explorar comercialmente este tipo de solução para fins turísticos. Se isso não acontecer, admite Seabra Santos, a própria Friday poderá equacionar fazer a exploração destas casas-barco, mas a missão da empresa não passa por aí. O que a Friday pretende é consolidar-se como um fornecedor global de residências flutuantes de qualidade premium, para particulares ou privados.

Foto
José Campos

Os interessados podem encontrar mais informação no site da Friday. E até podem fazer reservas online para o próximo Verão. Os preços variam entre os 300 e 500 euros por dia, com direito a tudo, incluindo transporte desde o aeroporto, caso necessário, catering a bordo, skipper para passeios turísticos nos 200km de canal navegável entre o Porto e Barca de Alva.

O preço não é para todos (a aquisição pode ir dos 74 mil aos 270 mil euros). Mas quem equaciona esta hipótese deve saber que, em contrapartida, desfrutará de uma casa modular, totalmente personalizável e que pode ser despachada de um local para outro em contentores, por exemplo. A concepção arquitectónica, desenvolvida pela Friday (que trabalha com o arquitecto Pedro Brígida para atender a pedidos específicos de clientes), permite detalhes que podem justificar o preço.

Foto
José Campos

Uma Floatwing produz 80% da própria energia graças a painéis térmicos e fotovoltaicos, tem autonomia para sete dias, dispõe de tratamento de águas residuais e tem dois motores fora de bordo, que lhe permitem navegar até uma velocidade máxima de cinco nós. Como tem apenas 0,7 metros de calado, chega praticamente a todo o lado, mesmo em águas pouco profundas. E um motor de proa facilita as manobras.

A largura de qualquer casa produzida pela Friday é sempre de seis metros. Já o comprimento varia entre os 10 e os 18 metros. A casa que está no Douro tem 14 metros de comprimento, o que lhe permite ter uma sala de 25 metros quadrados, cozinha totalmente equipada, casa de banho completa, dois quartos, um com cama de casal e outro com beliche, deck solário e terraços grandes. O fabrico é todo português, com materiais que vão da cortiça ao pinho.

Fica a dúvida: porquê Friday para nome da empresa? Responde Seabra Santos: “Porque é o dia mais interessante da semana, aquele em que tudo é ainda possível.”

Sugerir correcção
Comentar