Quem vem jantar ao quarto secreto do Ritz?

É um projecto de luxo num cenário de luxo: a suíte presidencial do Hotel Ritz vai abrir-se para uma série de jantares especiais, com chefs estrangeiros. Em cada noite, apenas vinte pessoas se sentarão à mesa.

Fotogaleria
Paulo Barata
Fotogaleria
Na sala de entrada Paulo Barata
Fotogaleria
Na sala de jantar Paulo Barata
Fotogaleria
Paulo Barata
Fotogaleria
Paulo Barata
Fotogaleria
Paulo Barata
Fotogaleria
Tainha do mar com couve em diferentes texturas Paulo Barata
Fotogaleria
A mesa de queijos da Manteigaria Silva Paulo Barata
Fotogaleria
Pascal Maynard (à direita na foto) com o chef convidado Pedro Pena Bastos Paulo Barata

O recepcionista do Hotel Ritz Four Seasons, de Lisboa, entrega-nos uma chave e indica-nos o décimo andar. Elevador, corredor alcatifado abafando os passos, várias portas e uma ao fundo – a suíte presidencial, (provavelmente) o quarto mais caro de toda a oferta hoteleira de Portugal, a 13.500 euros a noite. E, pelo menos por esta noite, a nossa chave abre a porta.

Estamos num quarto com histórias que, dada a reserva a que um hotel está obrigado, não poderão sair destas paredes. No lobby, um copo de vinho e, como quem vai pousar as malas, dirigimo-nos para o quarto de dormir. Mas um (quase) passo atrás – na cama, meia desfeita, está deitada uma mulher, rodeada por bombons, uns comidos outros por comer, um caderno com algo escrito, a pose de quem está sozinha. Ignora-nos, como irá continuar a ignorar-nos toda a noite.

Este é, por hoje, o Secret Room, que recebe o primeiro dos jantares especiais que o Ritz vai organizar (numa parceria com o Sangue na Guelra) durante 2018 e início de 2019. Mesa comprida no lugar da sala de estar, as louças mais bonitas da colecção do hotel, o mesmo serviço impecável do restaurante, luvas brancas, pessoal de sala atento aos nossos movimentos, afastando a cadeira quando nos levantamos, ajudando-nos quando nos voltamos a sentar, velas na mesa, Lisboa, do Parque Eduardo VII até ao rio, a partir das duas varandas.

Foto
Paulo Barata

Para o jantar de apresentação do projecto, na cozinha estão Pascal Meynard, chef do Ritz, e o chef convidado, Pedro Pena Bastos. Mas aqui dizer “cozinha” é uma força de expressão porque, na realidade, os dois, acompanhados pela equipa do Ritz, estão a trabalhar num quarto ao lado da suíte presidencial, transformado numa cozinha improvisada, com as paredes forradas a plástico para evitar que se sujem.

Parece um daqueles cenários em que especialistas em substâncias perigosas estão a retirar amostras para analisar, mas o que aqui se passa é bem mais agradável, e não representa qualquer perigo. Quando, num intervalo entre pratos, espreitamos a “cozinha”, Pascal Meynard e Pedro Pena Bastos estão a finalizar o prato de peixe, uma tainha do mar com couve em diferentes texturas. Antes houve ostra e carabineiro, depois haverá pombo e a sobremesa dos chefs pasteleiros Fabian Nguyen e Diogo Lopes, e, no final, chegará à sala uma mesa de queijos da Manteigaria Silva, outra parceira deste projecto.

Foto
Paulo Barata

Será este o cenário em que irão desfilar outras estrelas da gastronomia mundial, em jantares que serão acompanhados por uma performance – neste primeiro, a mulher que “habitou” o quarto, indiferente à presença dos vinte convidados, foi Alice Joana Gonçalves, vestida pelos Storytailors (tal como a sommelier Gabriela Marques).

A 14 de Abril acontece o segundo jantar que levará até ao Ritz o chef Eneko Atxa, do restaurante espanhol Azurmendi, com três estrelas Michelin. Onze dias depois, a 25 de Abril, a noite será do carismático chef brasileiro Alex Atala, do D.O.M. (duas estrelas). Saltamos depois para Setembro, mês em que o “quarto secreto” se vai abrir para Mauro Colagreco, que vem do Mirazur (França, duas estrelas) e, em Outubro, para o espanhol Toño Perez, do Atrio (duas estrelas). Para já, são estes os nomes confirmados, os restantes serão anunciados mais tarde.

O preço base dos jantares é de 550 euros (mas varia conforme o convidado e a selecção de vinhos). Reservas em reservas@sanguenaguelra.pt.

Sugerir correcção
Comentar