Joan Roca e Quique Dacosta estão de volta ao Peixe em Lisboa

Festival gastronómico regressa ao Terreiro do Paço de 9 a 19 de Abril. Entre os convidados, contam-se grandes chefs de Espanha, França ou Brasil. E há seis novos restaurantes para provar.

Foto
FOTOS: COCONUT

A 8ª edição do Peixe em Lisboa – que acontece de 9 a 19 de Abril no Pátio de Galé, Terreiro do Paço – traz de volta dois grandes nomes da gastronomia espanhola: Joan Roca, do El Celler de Can Roca, considerado o segundo melhor restaurante do mundo na lista do The World’s 50 Best Restaurants, e Quique Dacosta, do restaurante com o mesmo nome, que ocupa o 41.º lugar na mesma lista.

Ambos têm três estrelas Michelin, e estiveram já em edições anteriores do festival dedicado ao peixe e marisco portugueses. Roca fará uma apresentação no dia 14 às 18h30, e conversará mais tarde com o público que assistir à exibição do filme El Somni, uma obra feita com os seus dois irmãos, Josep e Jordi, em torno de um jantar muito especial criado pelos três. Quique Dacosta apresenta-se no auditório do festival no dia 12 às 18h30.

O Peixe em Lisboa sempre privilegiou a qualidade e não a quantidade, disse Duarte Calvão, o director do festival, durante a apresentação da programação deste ano. Por isso a aposta em nomes como os dos dois chefs espanhóis, a que se juntam ainda os de Mauro Colagreco (dia 13), chef argentino do restaurante Mirazur, em Menton, na Riviera francesa (duas estrelas, 11.º lugar na lista dos 50 melhores), e Rafael Costa e Silva, que abriu há um ano o Lasai, restaurante que rapidamente se tornou um sucesso no Rio de Janeiro.

Para além dos convidados estrangeiros, o Peixe em Lisboa terá, como habitualmente, sessões de cozinha ao vivo com chefs portugueses: Vítor Sobral (dia 12), Pedro Lemos (dia 10), Leonel Pereira (17), Ricardo Costa (dia 16), Tomoaki Kanazawa (18) – o chef japonês apresentará “uma surpresa”, disse Duarte Calvão –, Leonardo Pereira, que abriu recentemente o restaurante do hotel Areias do Seixo, em Torres Vedras (dia 18), e Belmiro de Jesus, do Salsa e Coentros (dia 19).

Quanto aos restaurantes que participam no festival – e que abrem todos os dias a partir das 12h – este ano há algumas novidades. Aos já habituais José Avillez, O Nobre, Ribamar, Vítor Sobral e Arola, juntam-se desta vez Las Ficheras, que mostrará o que na cozinha mexicana se faz com peixes e mariscos, Kiko Martins, que apresentará o seu trabalho na recém-inaugurada Cevicheria, Pap’Açorda, Sushi Café, e uma dupla, que reúne dois restaurantes vizinhos, a Taberna da Rua das Flores e o Flores do Bairro Alto Hotel.

Outra novidade são as Conversas no Pátio com chefs, num clima informal e sempre às 17h – segundo Duarte Calvão vai-se poder falar sobre qualquer tema, do futebol à cozinha. No dia 10 o chef disponível para a conversa será José Avillez, no dia 15 Kiko Martins, e no dia 17 Vítor Sobral.

Mantém-se outro clássico do Peixe em Lisboa, o concurso do Melhor Pastel de Nata, assim como os Jovens Talentos da Gastronomia, uma colaboração com a InterMagazine para jovens profissionais de cozinha mostrarem o seu trabalho. Regressa também o Sangue na Guelra, uma iniciativa da Amuse Bouche (Ana Músico e Paulo Barata), cuja programação será anunciada em breve, mas que inclui jantares com chefs portugueses e estrangeiros e um simpósio com produtores.

E entre as novas parcerias do Peixe surge uma com o projecto Fabrico Próprio, ligado à criatividade da pastelaria semi-industrial portuguesa; outra com a Ciência Viva, que dará a conhecer melhor os peixes da costa portuguesa; e ainda uma com a Lisbon Week, que decorre ao mesmo tempo que o Peixe em Lisboa, e que no dia 17 levará ao Mercado de Alvalade os chefs André Magalhães da Taberna da Rua das Flores e Justa Nobre de O Nobre.

Todas as informações sobre o festival podem ser consultadas no site oficial

Sugerir correcção
Comentar