NATO vê tropas russas a sair da Ucrânia num conflito cada vez mais "congelado"

Porta-voz da Aliança Atlântica diz que os soldados da Rússia permanecem na fronteira. Em Kiev, a oposição ao Presidente acusa-o de ceder de mais e no Leste os separatistas não abdicam da independência.

Foto
Uma professora tenta resguardar alguns bens numa escola de Donetsk, bombardeada em finais de Agosto JOHN MACDOUGALL/AFP

As tropas russas estão a sair do Leste da Ucrânia e a regressar ao seu país, mas mantêm-se de prevenção perto da fronteira, disse o porta-voz da NATO, o tenente-coronel Jay Jenzen. Os combates no terreno abrandaram nas últimas semanas, mas é cada vez mais evidente que o território da Ucrânia não voltará a ser o mesmo que era antes do início da crise, no final do ano passado.

"Alguns soldados russos permanecem na Ucrânia. É difícil calcular o número, porque os separatistas pró-russos controlam várias fronteiras e as tropas estão sempre a passar de um lado para o outro. Para além disso, há forças especiais russas a operar na Ucrânia, e isso é muito difícil de detectar", disse o responsável da NATO numa resposta enviada por email à agência Reuters.

A Rússia negou sempre a acusação de que tem enviado tropas para reforçar as fileiras dos separatistas pró-russos – os combatentes que lutam contra o Exército de Kiev pela independência das províncias de Donetsk e Lugansk (a região no Leste da Ucrânia, encostada à Rússia, conhecida com Donbass).

No sábado à noite, o comandante supremo da NATO, o general norte-americano Philip Breedlove, já tinha feito referência a uma redução no número de tropas russas na Ucrânia, mas foi muito crítico quando falou sobre a situação no terreno. "A situação na Ucrânia não é boa. Basicamente, o cessar-fogo é apenas um nome", disse o general, no final de uma reunião em Vilnius, na Lituânia.

No email enviado à Reuters nesta quarta-feira, o porta-voz da NATO foi menos pessimista, falando numa redução na intensidade dos combates desde o cessar-fogo assinado a 5 de Setembro: "A NATO congratula-se com estes sinais positivos e encoraja todas as partes a continuarem a trabalhar no sentido de uma resolução pacífica para a crise."

Também nesta quarta-feira, o Presidente dos EUA, Barack Obama, denunciou "a agressão" da Rússia na Europa e apelou ao Presidente russo que escolha "o caminho da diplomacia e da paz". Se isso acontecer, disse Obama no seu discurso na Assembleia Geral da ONU, a Casa Branca admite levantar as sanções aplicadas a Moscovo.

Apesar dos acordos e memorandos assinados nas últimas semanas, é cada vez mais claro que uma coisa é o cessar-fogo e outra, quase impossível, é uma solução a longo prazo que passe pelo regresso de Donetsk, Lugansk e da Crimeia ao controlo efectivo de Kiev.

Segundo a oposição interna ao Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, a situação no terreno caminha para um "conflito congelado" – na prática, as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk vão ficar completamente fora do controlo de Kiev, mas sem qualquer reconhecimento internacional significativo, como acontece, por exemplo, com as repúblicas separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul, na Geórgia, e com a Transnístria, na Moldova.

O Presidente ucraniano respondeu às críticas numa entrevista a várias estações de televisão do seu país, em que tentou explicar que tem feito tudo o que prometeu quando foi eleito, em Maio.

"Apresentei o meu plano de paz quando fui eleito Presidente, e esse plano incluía uma amnistia e uma descentralização do poder. É por isso que estou surpreendido por ouvir tantas questões sobre o facto de termos aprovado as leis que regulamentaram esses assuntos", disse Poroshenko.

Uma das promessas que o Presidente ucraniano não conseguiu cumprir foi a de "destruir os terroristas numa questão de dias" – apesar de ter conquistado algum do território perdido para os separatistas pró-russos, o chefe do Estado ucraniano já repetiu em várias ocasiões que não é possível resolver esta crise por via militar.

Apesar de continuar a haver combates em Donetsk e noutras cidades da mesma província, como Avdivka e Debaltseve, o cessar-fogo de 5 de Setembro e o memorando assinado no sábado (que prevê a criação de uma zona desmilitarizada de 30 quilómetros entre as linhas da frente das partes em confronto) serviram para reduzir o número de mortos entre a população civil. Segundo o mais recente balanço da ONU, morreram 3245 pessoas desde o início de Abril.

Na semana passada, o Parlamento ucraniano aprovou uma lei que conferiu maior autonomia às zonas controladas pelos separatistas e marcou eleições locais para o dia 7 de Dezembro – uma iniciativa do Presidente Petro Poroshenko que foi esvaziada pelos separatistas e entendida pela sua oposição como uma "capitulação".

A resposta oficial dos líderes separatistas chegou na terça-feira, e deixou claro o abismo que separa Kiev e os pró-russos quanto a uma solução a longo prazo para o conflito: o primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexander Zakharshenko, e o presidente do Conselho de Estado (o parlamento) da vizinha República Popular de Lugansk, Alexei Kariakin, anunciaram que não aceitam nem as eleições locais de 7 de Dezembro nem as legislativas antecipadas na Ucrânia, marcadas para 26 de Outubro; em vez disso, marcaram eleições para escolherem os seus próprios parlamentos e presidentes no dia 2 de Novembro.

Sugerir correcção
Ler 165 comentários