Troika em Lisboa na próxima segunda-feira

Missão técnica destina-se a preparar oitava avaliação que se inicia a 15 de Julho.

Foto
Os chefes da missão regressam a Lisboa a 15 de Julho Daniel Rocha

Uma missão técnica da troika vai estar em Portugal a partir da próxima segunda-feira, anunciou esta quarta- feira o Ministério das Finanças. O objectivo é o de começar a preparar os trabalhos da próxima avaliação ao programa de ajustamento português.

De acordo com o comunicado enviado à comunicação social, a missão será composta, como é habitual, por técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). As Finanças dizem que “esta missão intercalar, de carácter técnico, permitirá adiantar algum trabalho do oitavo exame regular, que ocorrerá a partir de 15 de Julho”.

Será na oitava avaliação do programa que Governo e troika irão debater uma eventual substituição da medida que impõe uma  contribuição para a segurança social dos pensionistas e uma possível revisão do cenário macroeconómico para Portugal.

"Trata-se de uma visita meramente intercalar. É uma visita técnica, não é uma visita extraordinária nem uma visita surpresa", afirmou o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, citado pela Lusa.

O ministro da Presidência confirmou o que já havia sido referido pelo Ministério de Vitor Gaspar, dizendo que se "trata de uma análise técnica no âmbito do oitavo exame regular".

"A existência deste tipo de trabalhos intercalares permite que, depois, o período de avaliação seja mais curto. Esta situação não é uma situação inédita. Existe essa oportunidade de o fazer tecnicamente em algumas áreas com antecipação", disse Marques Guedes. Adiantou, a título de "exemplo", que esta "antecipação será no âmbito da justiça".

Notícia actualizada às 14h48 - Acrescenta declarações do ministro da Presidência


 

Sugerir correcção
Comentar