Transportadoras a meio gás

Carnaval com menos autocarros e greve no Metro de Lisboa e na CP

CP não vai realizar os comboios especiais com destino a Ovar e Estarreja
Foto
CP não vai realizar os comboios especiais com destino a Ovar e Estarreja Foto: Paulo Ricca

Por causa do Carnaval, os comboios da CP, o metro de Lisboa e os autocarros de Lisboa e do Porto circulam nesta terça-feira com os serviços reduzidos. Em todas, o dia é considerado feriado. Mas nos casos da CP e do metropolitano os funcionários também estão em greve.

Os trabalhadores das quatro transportadoras estão abrangidos por acordos de empresa que já contabilizavam esta terça-feira como um feriado.

A maioria das empresas programou, por isso, a oferta nesta base e realiza a circulação correspondente à de um domingo. É assim na transportadora ferroviária, nos autocarros da Carris, em Lisboa, e nos da STCP, no Porto.

E há ainda duas greves a somar a este dia: na CP e no Metro de Lisboa, o que faz reduzir a circulação de composições aos serviços definidos pelo tribunal arbitral.

O metropolitano da capital conta internamente o dia de Carnaval como feriado para os funcionários, mas decidiu manter programadas as ligações de um dia útil. Só que também neste caso a circulação deverá sofrer perturbações.

Os trabalhadores dão nesta terça-feira início a uma paralisação parcial durante 40 dias que terá um impacto mais gravoso nesta terça-feira. Até dia 31 de Março, os funcionários do metro estão em greve ao trabalho suplementar (horas extraordinárias) e, amanhã, a paralisação dura 24 horas.

Na última greve, as portas do metro fecharam na véspera, mas, desta vez, tratando-se de uma paralisação num dia de feriado, a empresa mantém a oferta de um dia normal de circulação.

Na CP, onde já decorre uma greve parcial desde o dia 1 de Fevereiro, a oferta foi desenhada tendo em conta que o dia de Carnaval é, para a empresa, considerado feriado.

O sindicato dos maquinistas agendou para esta terça-feira uma greve total. Estão definidos serviços mínimos, mas os comboios especiais de Carnaval com destino a Ovar e Estarreja não se realizam. Apenas está garantida 19% da oferta. Dos 841 comboios programados pela transportadora, só estão garantidos 162.

A STCP garante a oferta igual à de um domingo e conta reforçar a oferta com 40 serviços adicionais ao longo do dia.

Nos autocarros da Carris, o procedimento é o mesmo: circulam as carreiras de um domingo, mais quatro que habitualmente não operam nesse dia e será ainda reforçada a oferta “de acordo com o que vier a revelar-se necessário”, fez saber o gabinete de imprensa da companhia.

Sugerir correcção