2,4 milhões de pessoas visitaram museus e monumentos em Portugal no primeiro semestre

Mais 177 mil visitantes, sendo que o maior aumento se registou na região Norte, com mais 112 mil ingressos. Crescimento global foi de 8%.

Fotogaleria
Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa
Fotogaleria
Torre de Belém, em Lisboa
Fotogaleria
Castelo de Guimarães
Fotogaleria
Exposição Spledor et Gloria: Cinco Jóias Setecentistas de Excepção, que está este momento no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa
Fotogaleria
Fortaleza de Sagres

No primeiro semestre deste ano quase 2,4 milhões de pessoas visitaram os museus, palácios e monumentos portugueses, que tiveram mais 177 mil visitantes do que no mesmo período em 2013, anunciou esta segunda-feira o gabinete do secretário de Estado da Cultura. O mais popular continua a ser o Mosteiro dos Jerónimos. O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) foi aquele que atraiu mais novos visitantes.

Em nota enviada às redacções, a tutela contabiliza então um aumento de 8% no número de visitantes em todos os museus, monumentos e palácios – sendo o principal aumento nos equipamentos culturais do Norte do país. A cifra agrupa os equipamentos sob a tutela das diversas direcções-regionais de Cultura (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), além daqueles sob alçada da própria Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). Em Junho, a DGPC tinha já divulgado os dados relacionados com os organismos sob a sua tutela e assinalado que durante os primeiros seis meses deste ano estes receberam 1,6 milhões de visitantes, aos quais se juntam agora os dados relativos às direcções regionais.

O ranking dos mais procurados no país mantém-se com o mesmo líder: o Mosteiro dos Jerónimos foi visitado por 378 mil pessoas. Depois, segundo o mesmo comunicado, surge a Torre de Belém, com 242 mil visitantes e o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), com 143 mil ingressos. Este último, assinala o gabinete de Jorge Barreto Xavier, teve “a maior variação positiva, tendo registado um aumento de visitantes na ordem dos 123%” em relação ao período homólogo de 2013.

O MNAA recebeu no primeiro semestre deste ano a exposição Rubens, Brueghel, Lorrain. A Paisagem do Norte no Museu do Prado (de 3 de Dezembro de 2013 a 6 de Abril de 2014), que teve 80.032 visitantes. Seguiu-se-lhe Esplendores do Oriente. Jóias de Ouro da Antiga Goa, que entre 16 de Abril e 28 de Setembro teve 69 mil visitantes e foi prolongada até Novembro, e Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750), que atraiu 22.184 pessoas entre 17 de Maio e 28 de Setembro.

Na região Norte, que também viu crescer em 112 mil pessoas o número de visitantes nos equipamentos culturais sob alçada do Estado, o espaço mais visitado foi o Castelo de Guimarães, com 138 mil visitantes. No centro, o mais concorrido foi o Museu de Aveiro com 21 mil entradas. Mais a sul, no Alentejo, o Museu de Évora foi o mais popular, com cerca de 12 mil visitantes – mas o maior crescimento registou-se nos ingressos na Casa de Burgos, em Évora, com mais 70% visitantes. No Algarve a tendência de aumento concretizou-se com 122 mil visitantes nos equipamentos da região, dos quais o mais visitado foi a Fortaleza de Sagres, vista por mais dez mil pessoas do que no mesmo período de 2013.

Sugerir correcção
Comentar