Património

Todos os tópicos

A descoberta de um esqueleto numa estranha posição em Beja intrigou os investigadores. Agora, sabe-se que a posição era de ioga e o corpo em causa de um mestre. Que chegou a Portugal há 1700 anos. A pé.

  • A descoberta de um esqueleto numa estranha posição em Beja intrigou os investigadores. Agora, sabe-se que a posição era de ioga e o corpo em causa de um mestre. Que chegou a Portugal há 1700 anos. A pé.

  • Pela primeira vez desde que existem estatísticas, os museus nacionais foram mais visitados por estrangeiros do que por portugueses – situação que deveria fazer tocar todas as campainhas de alarme e não ser quase que ignorada, em ambiente de “sempre em festa”.

  • Na realidade, o que a maioria destes imóveis (que por alguma razão se encontram classificados) necessita é de um conjunto de ações de conservação e restauro capazes de se articularem, de forma ajustada, com os novos usos e não obras de autor a competirem com o que realmente interessa.

  • Isilda Gomes, autarca de Portimão, pretende a gestão do monumento para impedir a degradação do património. A recuperação do imóvel é avultada pelo que estão a ser equacionadas soluções com o governo central.

  • Fundado por um herói medieval, acarinhado pela corte, foi perdendo importância depois do terramoto que quase o destruiu, chegando até a servir de cavalariça e palheiro. Como seriam por dentro a Igreja e o Convento do Carmo antes de 1755? Um novo livro procura reconstituí-los.

  • As cheias devastaram os estabelecimentos do Parque Verde e causaram danos no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Obras no monumento arrancam no Verão.

  • Painel de azulejos que foi premiado pela autarquia em 1995 foi vendido juntamente com os terrenos do "triângulo dourado", onde está a nascer um hospital. A obra de arte vai manter-se no local.

Viva experiências, seja exclusivo, desafie os limites da
melhor informação

Saiba mais