Património

Todos os tópicos

A equipa liderada pelo egiptólogo Zahi Hawass acredita ter encontrado um novo túmulo no Vale dos Reis que poderá pertencer a Ankhesenamon, a mulher do jovem faraó egípcio. A confirmar-se, a descoberta poderá trazer muita informação sobre esta família complicada.

  • A equipa liderada pelo egiptólogo Zahi Hawass acredita ter encontrado um novo túmulo no Vale dos Reis que poderá pertencer a Ankhesenamon, a mulher do jovem faraó egípcio. A confirmar-se, a descoberta poderá trazer muita informação sobre esta família complicada.

  • Quase um ano e meio depois da primeira proposta, polémica, para a requalificação do antigo cinema, o município vai arrendá-lo para o transformar no Media Arts Center.

  • A análise de mais de 11 mil artefactos encontrados durante novas escavações em Madjedbebe, um abrigo de pedra no norte da Austrália, estabelece que a chegada dos humanos à Austrália terá acontecido há 65 mil anos. Afinal, pode ter sido 18 mil anos antes do que se pensava

  • Presidente da autarquia escreveu à Direcção-Geral do Património Cultural a defender que caves sejam incluídas na zona classificada.

  • O edifício da Rua do Loureiro, onde no início do século funcionou a ourivesaria Cunha passou a ser um dos locais obrigatórios da visita dos muitos turistas que visitam a cidade que procuram descobrir o que existe além da fachada. Com o aumento das visitas aumentou também o desgaste do espaço.

  • De Pisões só se encontra parcialmente exposto o que foi a residência de um latifundiário romano. A área relacionada com a exploração agrícola, habitações dos criados, celeiros e lagares está por escavar.

  • Jorge Sampaio, arqueólogo ligado ao Vale do Côa desde 1995, vai ser o responsável técnico-científico até ao concurso internacional para a escolha do novo director.